Univates divulga programação cultural do mês de novembro

Postado em 07/11/2012 17h20min

Por Tuane Eggers

Durante o mês de novembro, o câmpus da Univates conta com diversas exposições artísticas das mais variadas técnicas, desde tecelagem e marcenaria até desenho técnico e pinturas. A programação completa foi divulgada pelo Núcleo de Cultura da Instituição.

Entre os dias 5 e 21 de novembro, a exposição “Estruturas Contingentes e Formas Resguardadas”, da artista Lia Regina Gomes Braga, pode ser conferida no Espaço Arte 3. A técnica da mostra, que integra o mestrado em Artes Visuais da Ufrgs, é tecelagem e marcenaria. No Espaço Arte 7, a exposição “Gouaches”, do artista João Chicon, pode ser conferida até o dia 20. A mostra é composta de pinturas a guache realizadas desde 1992.

Até o dia 22, no Espaço Arte 8, pode ser conferida a mostra “Inquietude”, do artista Gelson da Silva Soares, que apresenta a técnica de monotipia. Para Soares, as monotipias possibilitaram recolher imagens únicas e intransponíveis. Já no Espaço Arte 9, até o dia 20, pode ser apreciada a mostra “No caminho do Mouse”, de Inês Rosenthal, com técnicas de arte digital. A artista mostra imagens digitais que denunciam o tempo, o encontro, a criação, os passatempos, a música, a passagem e outros seres – do figurativo ao abstrato em manchas e linhas.

No Espaço Arte 9B, até o dia 22, pode ser conferida a mostra “Vida”, da artista Sheila Toniolo. Com a técnica de óleo e acrílica sobre tela, Sheila mostra momentos que ficaram guardados na memória. Já no Espaço Arte 11, até o dia 21, a exposição “Fragmentos” mostra trabalhos de alunos do curso de Especialização em Pedagogia da Arte da Univates, com variadas técnicas.

Entre os dias 21 de novembro e 10 de dezembro, a exposição “Igrejas com Palitos de Fósforo”, do artista Renato Reni da Rocha, poderá ser apreciada no Espaço Arte 3. Após queimar um palito de fósforo, o artista teve a ideia de construir uma igreja com este material e, desta forma, desde 1973, ele reproduz igrejas da região. Já no Espaço Arte 7, a artista Ana Cristina Capelão mostra suas fotografias na exposição “Hasta La Mañana”, que pode ser conferida no período de 21 de novembro a 8 de dezembro. Durante o inverno de 2012, a artista fotografou o trajeto que faz todos os dias entre Estrela e Lajeado.

Já no período de 21 de novembro a 8 de dezembro, a mostra “Ideia Multiplicada”, dos artistas Marcos Gomes e Sílvio Farias, poderá ser apreciada no Espaço Arte 9. A coleção de telas prima pelo uso da luz e cores para ressaltar a arte. Entre os dias 23 de novembro e 11 de dezembro, a fotógrafa Luciane Silva Bucksdricker mostra sua exposição “Salas de (Não) Estar”, no Espaço Arte 8. Conforme a artista, a intenção é estimular o espectador desatento e apressado a olhar para o invisível.

No período de 23 de novembro a 11 de dezembro, no Espaço Arte 9B, a mostra “Identidades”, da artista Meris Maria Slomp, expõe uma associação de fragmentos de diversos objetos com elementos cerâmicos. Já no período de 26 a 30 de novembro, a exposição “Univates na mídia – 1979 a 1983 – Acervo da Hemeroteca – Centro de Memória, Documentação e Pesquisa da Univates” pode ser conferida no Espaço Arte 11. A exposição tem a organização de Paula Roberta Scheid Paranhos, sob orientação de Neli Galarce Machado, e busca apresentar a “história midiática” de divulgação da Univates nos meios de comunicação regional e estadual.

Entre os dias 30 de novembro e 15 de dezembro, no Espaço Arte 11, alunos do curso de Engenharia Mecânica mostram trabalhos desenvolvidos na disciplina de Desenho Mecânico. Já no câmpus de Encantado, a exposição “Salão de Humor Univates”, que aborda técnicas de caricatura, prossegue até o dia 12 de dezembro.

Café & Cultura ocorre nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, dia 8, o Café & Cultura da Univates contará com a participação da cantora Regiane Assolini, em um show acústico. A atividade é gratuita e ocorre às 20h30min na Cafeteria Bruxel, Prédio 9.

Nascida em Salgado Filho, no Paraná, Regiane mudou-se para Caxias do Sul aos 15 anos e aos 22 começou a vida artística como cantora. Em 2007, iniciou trabalhos para seu primeiro CD solo. Em 2009, foi lançado “Sua Estação”. Atualmente mora em Estrela e faz participações especiais em shows de artistas da região.

O evento é promovido pelo Núcleo de Cultura da Univates e é aberto a toda a comunidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5362, ou pelo e-mail nucleodecultura@univates.br.

Texto: Tuane Eggers

Regiane Assolini será atração do Café & Cultura deste mês