Univates sedia lançamento do livro “A História da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas”

Postado em 07/11/2012 15h56min

Por Assessoria de Imprensa Codevat

É com a sensação de dever cumprido que os escritores do livro “A História da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas”, Ana Cecília Togni e Genuíno (Gino) Ferri, se preparam para o lançamento da obra na próxima terça-feira, dia 13. O evento festivo ocorre, às 19h, no auditório do Prédio 11 da Univates, em Lajeado. “Creio que conseguimos realizar ‘uma fotografia’ dos municípios componentes da Bacia”, destaca Ana. O retrato inclui a formação e consolidação das cidades, os usos da água, a fauna, a flora e as possibilidades turísticas e de transporte de mercadorias, tudo isso sob o aspecto dos recursos hídricos da Bacia Taquari-Antas.

A publicação tem cerca de 400 páginas e é uma reedição do livro produzido em 1991 por Gino Ferri. A nova versão teve o auxílio de Ana e foi produzida no período compreendido entre maio de 2011 e novembro deste ano. O trabalho de coleta e atualização das informações exigiu dedicação dos autores. “Consultamos inúmeras bibliotecas, entre as quais as dos principais municípios componentes da Bacia, secretarias de Educação, Turismo e Obras, gabinetes dos prefeitos e visitamos muitos lugares ao longo dos rios formadores da bacia”, explica Ana.

O conhecimento sobre a Bacia Taquari-Antas, obtido por meio do trabalho de produção e a sua transmissão para os leitores, é para Ana a principal recompensa do trabalho. “Para mim foi uma oportunidade indescritível, pois pude conhecer mais profundamente 23,99% do território gaúcho, que é a área ocupada pela Bacia Taquari- Antas. O trabalho também possibilita que outras centenas ou milhares de pessoas possam como eu navegar pelos rios das Antas, Carreiro e Taquari e seus afluentes ouvindo o som das águas e a luta das mesmas pela sobrevivência dos vales que banham”, avalia Ana.

Gino Ferri, que publicou a primeira versão do livro e agora auxilia Ana, coloca que “ao ser influenciado a escrever a história do Rio Taquari confesso que senti o peso da responsabilidade que pesava sobre meus ombros. Porém, num certo dia de inspiração e boa vontade, assumi a tarefa e aceitei o desafio”, enfatiza.

A disposição do escritor resultou no livro que esteve em voga durante 21 anos. Agora, os holofotes se voltam para a edição 2012, que terá quatro mil exemplares impressos e que em breve serão destinados gratuitamente a estudantes dos ensinos Médio e Superior, comunidades e bibliotecas dos 119 municípios. “Ver um novo livro surgindo a partir daquele original me causa muita satisfação e felicidade”, conclui o escritor.

Lançamento
A programação de lançamento será composta por coquetel, apresentações musicais e sessão de autógrafos com os escritores do livro. Interessados em prestigiar a atividade devem confirmar presença pelo e-mail taquariantas@univates.br ou pelo telefone 3714-7023.

Texto: Assessoria de Imprensa Codevat