Bióloga diplomada pela Univates realiza estudos no Chile

Postado em 07/11/2012 14h12min

Por -

Durante o mês de outubro, a bióloga diplomada pela Univates Joseline Manfroi realizou estudos no Instituto Antártico Chileno em Punta Arenas/Chile, uma das cidades mais austrais da América do Sul. Ela integra o grupo de pesquisa do Setor de Botânica e Paleobotânica do Museu de Ciências Naturais da Univates, coordenado pelo professor doutor André Jasper.

As atividades realizadas no Chile estão relacionadas à sua dissertação de mestrado em Geologia, na Unisinos. No seu trabalho, a mestranda pretende avaliar a ocorrência de carvão vegetal fóssil na Península Antártica, permitindo compreender sua formação e ambiente de deposição. O trabalho desenvolvido pela aluna de pós-graduação conta com uma parceria entre as duas instituições de ensino superior, Univates e Unisinos. Desta forma, a análise de seus dados está diretamente ligada aos projetos de pesquisas desenvolvidos pelos seus orientadores.

Segundo Joseline, a coleta e a integração de dados paleontológicos do Brasil com outros países são de suma importância para a compreensão e elaboração de dados científicos relevantes e bem estruturados. Além disso, a mestranda afirma que a experiência foi de grande relevância para sua formação acadêmica, pois realizou suas atividades de pesquisa com equipe e laboratórios de ponta,  acompanhada de sua orientadora, professora Tânia Lindner Dutra, que é titular do Programa de Pós-Graduação em Geologia da Unisinos.

Já o orientador André Jasper acredita que se trata de uma oportunidade única que, além de demonstrar a qualidade dos diplomados do curso de Ciências Biológicas, permite que seja realizada pesquisa de vanguarda na Univates.

Joseline Manfroi é diplomada do curso de Ciências Biológicas da Univates