Univates/Avates joga hoje à noite e pode ser pentacampeã

Postado em 31/10/2012 13h06min

Por Marcus Staudt

Na noite de terça-feira, dia 30, cerca de 400 pessoas assistiram a equipe representante do Vale do Taquari no Estadual 2012, Univates/Avates, vencer por 3x0 com parciais de 25x16, 25x16 e 25x23, o grande rival, Clube Grêmio Náutico União, em um duelo de uma hora de duração. Com a vitória, o elenco conseguiu reverter o mau resultado da segunda-feira, quando perdeu por 2x3 em Porto Alegre, e agora está a um jogo de levantar a taça do pentacampeonato.

Desde o início do jogo, a ordem passada pelo técnico Juca Klein para as atletas era entrar em quadra focadas do primeiro ao último set. Para o comandante, o grupo precisava entrar em quadra com o espírito competitivo, não dando espaço para a equipe da capital e assim, forçar a terceira partida.

No primeiro set, mesmo com equilíbrio inicial no placar e mostrando muita disposição no sistema defensivo, o time de Porto Alegre não resistiu aos fortes ataques de Paula Mohr, Indianara Gonçalves e Laura Kirch, e no fim do período perdeu por 25x16.

No segundo, novamente prevaleceu a experiência e a qualidade técnica das atletas da Univates, e mesmo tentando usar todos os meios possíveis dentro das quatro linhas disponíveis, o time do GNU não resistiu às rápidas jogadas no meio de rede entre a levantadora, Nayara, e a central, Paulini, que repetiram o placar do primeiro set: 25x16.

Segundo Klein, em uma conversa com o grupo antes de começar o terceiro set, ele pedia vontade e imposição de ritmo das tetracampeãs, “Vamos para cima, nosso momento é agora!”.

No terceiro set, a bola custava a cair dos dois lados da quadra, os dois times com a defesa muito forte e com as atletas dispostas a vencer esta etapa. Porém, depois de 26 minutos de ataques fortes e defesas de tirar o fôlego dos torcedores, a Univates/Avates fechou em 25x23.

Além de ganhar a partida, o grupo conquistou a chance de disputar o terceiro jogo nesta quarta-feira, dia 31, novamente no Complexo Esportivo, às 20h, contra o União. Quem vencer fica com a taça do Gauchão 2012. Os ingressos podes ser adquiridos na hora do jogo, ao valor de R$ 5,00 para a comunidade e de R$ 3,00 para os alunos da Univates que apresentarem a carteirinha estudantil.

Entrevistada pela TV Univates, que transmitiu ao vivo o duelo, a atacante da Avates, Indianara Gonçalves, falou sobre a expectativa da decisão do terceiro do playoff  final. “Amanhã o título é nosso! Vamos ganhar e dar este presente para o torcedor que irá nos apoiar em mais este desafio”.

Para o supervisor da Associação Vale do Taquari de Esportes, Marcelo Sehn, “neste terceiro jogo precisamos mais uma vez do torcedor. Eles foram fundamentais no jogo de hoje e amanhã serão essenciais para o título”.

A atleta Paulini Rammé, central da Univates/Avates, foi eleita a melhor jogadora da partida.

As equipes da Avates recebem o apoio do Colégio Martin Luther, Prefeitura Municipal de Estrela, Univates, Cooperativa Languiru, Academia Corpus, ASICS, Clínica Balestro, ICCILA, Liquitur Transportes e Nutricionista Gabriela Coelho.

Texto: Marcus Staudt

Sexteto comemora, com apoio do torcedor, a vitória por 3x0 sobre o GNU