Univates realiza mais uma edição do Seminário Viva o Taquari Vivo

Por Tuane Eggers

Postado em 05/09/2012 19:16:19

Cerca de 190 alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental estiveram reunidos na Univates nesta quarta-feira, dia 5, para participar do IV Seminário Viva o Taquari Vivo. A atividade é realizada em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e com a unidade Parceiros Voluntários de Lajeado. As crianças participantes são estudantes de três escolas e de três Projeto Vida de Lajeado.

A abertura oficial ficou por conta da bióloga Cátia Gonçalves, uma das organizadoras do evento. Ela explicou aos alunos o objetivo e a importância do projeto. “Essa atividade acontece de tempos em tempos e reúne um monte de crianças para explicar o que é o projeto, que quer que a gente cuide da água e não suje a natureza”, explicou.

Além disso, Cátia falou sobre a ação do “Viva o Taquari Vivo” realizada no mês de maio, que reuniu cerca de 300 pessoas em prol da limpeza do rio Taquari. “Algumas até foram de barco para tirar o lixo preso no meio do rio. E depois disso começaram a separar o que recolheram. Se eu pegar 144 crianças que pesam 30kg será o mesmo peso do lixo recolhido”, contou a bióloga.

Após exibir alguns vídeos educativos sobre o tema, Cátia buscou sensibilizar as crianças a cuidarem das águas do rio, sugerindo que não joguem lixo no chão, que poupem a água no banho, que fechem as torneiras enquanto escovam os dentes, entre outras pequenas ações importantes. “Não fui eu que joguei o lixo no rio e provavelmente também não foram vocês, mas eu peço que cada um cuide do seu próprio lixo para isso não acontecer mais”, disse.

Em seguida, as crianças assistiram à peça teatral “Bruxinhas Defensoras da Natureza”, apresentada por alunas do 2ª e 3º ano do Curso Normal do Instituto de Educação Monsenhor Scalabrini, de Encantado. A história da peça mostrou um bruxo e algumas bruxas que combinaram de sujar e destruir a natureza. No entanto, em seguida chegaram as fadinhas para defender o meio ambiente.

Após o intervalo com lanche, os alunos participaram algumas oficinas: Visita ao Museu de Ciências Naturais com Experiências Mágicas, Cantando a Natureza, Fazendo Arte com a Natureza, Viagem ao Mundo Invisível e Descobrindo o Rio Taquari. No período da noite, a programação prossegue no auditório da Acil.

A atividade integra a programação da Semana Acadêmica do curso de Ciências Biológicas, que prossegue até esta quinta-feira, dia 6. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5577, ou pelo e-mail parceirosvoluntarios@acilajeado.org.br.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação