Semana de Negócios Peiex/Univates tem início com palestra do coordenador nacional do Peiex

Por Tuane Eggers

Postado em 03/09/2012 17:22:07

Teve início nesta segunda-feira, dia 3, a III Semana de Negócios do Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex) da Univates. O evento é gratuito e prossegue até a próxima quinta-feira, dia 6, com o objetivo de desenvolver o espírito empreendedor pela oportunidade de realização de negócios.

No início da programação, foi realizada uma palestra sobre a importância dos projetos de apoio às exportações, que contou com a participação de representantes das empresas Purplex Indústria de Acessórios para Pintura, Bertolini Indústria Química e Indústria de Esquadrias Zagonel. Em seguida, o coordenador nacional do Peiex, Tiago Terra, falou sobre a Apex-Brasil e os desafios às exportações brasileiras, mediado pelo professor doutor Marcelo André Machado.

Terra abordou a competitividade empresarial, ressaltando que ser competitivo é ser bom no que se faz. Segundo ele, a competitividade pode ser descrita por 12 pilares, entre eles: instituições, infraestrutura, estabilidade macroeconômica, saúde e educação primária, tamanho do mercado e inovação, entre outros. “Temos um sério problema que é o Custo Brasil, uma dívida causada por um passado ineficiente”, explicou Terra, lembrando que o Brasil possui muitos problemas na logística, por exemplo. “Porém, o governo tem um programa chamado Plano Brasil Maior, que visa a diminuir esses problemas e chegar a esse nível de competitividade ideal”, ressaltou.

A programação da Semana de Negócios do Peiex prossegue com palestras ligadas à promoção e ao desenvolvimento de competência voltadas à comercialização do mercado exterior. Podem participar alunos, professores e comunidade em geral. Alunos podem efetuar inscrições pelo site www.univates.br/eventos. Já a comunidade pode inscrever-se pelo e-mail peiex@univates.br. Mais informações pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5800.

Confira a programação:

Data: 4 de setembro

19h30min – Palestra: Os principais desafios nas exportações de alimentos. Palestrantes: Dirceu Bayer – Presidente da Cooperativa Languiru; Márcia Daltoé – Supervisora de Exportação da Cooperativa Cosuel. Mediador: Professor Lucildo Ahlert

Data: 5 de setembro

19h30min – Palestra: Processo de Internacionalização das Empresas Randon. Palestrante: Gestor das Empresas Randon. Mediador: Professor Marcos Turatti

Data: 6 de setembro

19h30min – Palestra: Estratégias da Venax no Mercado Internacional de Linha Branca. Palestrante: Walter Bergamaschi Junior. Mediadora: Professora Júlia Elisabete Barden

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação