Semana Acadêmica de Ciências Biológicas tem início

Por Tuane Eggers

Postado em 03/09/2012 17:26:11

Em comemoração ao Dia do Biólogo, celebrado nesta segunda-feira, dia 3, a Univates deu início à Semana Acadêmica do curso de Ciências Biológicas, que prossegue até a próxima quinta-feira, dia 6. A programação gratuita conta com diversas palestras e minicursos, além do IV Seminário Viva o Taquari Vivo. O evento iniciou com a palestra “A natureza do mal e da agressividade”, ministrada pelo professor doutor Renato Zamora Flores.

O palestrante iniciou sua fala questionando sobre o problema de atribuir juízos morais à natureza e explicou sobre conceitos de neurociência. Conforme Flores, a parte interessante é a neurociência cognitiva, que une as ciências biológicas às ciências psicológicas. “Preste atenção quando você olhar para um macaco, para o seu cachorro ou para o seu gato e repare no tamanho da testa. Neles, logo após a sombrancelha já vem o teto da cabeça. O cérebro humano é maior do que o cérebro dos animais, mas o lobo frontal é muito maior do que o deles. É a parte responsável pelas questões morais”, explicou.

Flores trouxe algumas estatísticas de uma civilização de ianomâmis, entre os que já mataram alguém e a relação de número de filhos. Os dados apresentaram que os que já mataram alguém tinham mais filhos e mais mulheres do que os contrários. “Isso é um exemplo de como nas civilizações primitivas a violência era um fator de atração sexual. E nos dá a ideia de porquê homens da espécie humana são mais violentos e as mulheres são mais impulsivas”, ressaltou.

Em seguida, a programação do evento teve continuidade com a palestra “Papel de florestas plantadas no sequestro de carbono”, ministrada pelo professor doutor Arthur Germano Fett Neto. Inscrições para os próximos eventos podem ser efetuadas na Secretaria de Extensão e Pós-Graduação, sala 110 do Prédio 1, ou pelo site www.univates.br/eventos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7011 ou pelo e-mail propex@univates.br.

Confira a programação completa:

Término

04/Set

Palestra: Bioética e Ciência

Ms. Bruna Pasqualini Genro

Auditórios - Prédio 3 e Prédio 07

IV Seminário Viva o Taquari Vivo

Auditório - Prédio 11

Palestra: Atuação do biólogo em perícia criminal e genética forense

Ms. Gustavo Lucena Kortmann

06/Set

A prática docente e o ensino nas Ciências Biológicas