Univates preparará jovens com deficiência para o mercado de trabalho

Por Jos van Galen

Postado em 18/07/2012 17:22:25

Representantes de diversas empresas da região do Vale do Taquari, estiveram reunidos na tarde da terça-feira, dia 17, no Prédio 9 da Univates, para o lançamento do curso gratuito “Aprendizagem - Assistente Administrativo para Pessoas com Deficiência”. O objetivo é proporcionar aos jovens deficientes da região mais oportunidades no mercado de trabalho e, para isso, preparar os ambientes para melhor recebê-los.

A Univates será a responsável por prestar assessoria gratuita às empresas, auxiliando-as no planejamento das adaptações necessárias para acolher o aprendiz com deficiência e organizar um plano de trabalho para o exercício de suas funções.

O início do evento foi marcado pela exibição do documentário “Basquete sobre Rodas - Esporte Adaptado”, gravado a partir de depoimentos dos integrantes do time de basquete da Associação dos Doentes e Deficientes Físicos de Lajeado (Addefil) e do vídeo produzido com a aluna de Educação Físcia da Univates, Andrieli Diehl Machado, que tem síndrome de Down.

Na sequência, o pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Claus Haetinger, destacou que o curso também caracteriza-se como fórum para troca de experiências de quem tem vontade de fazer mais. “Assim, garantimos a inclusão social dos jovens que buscam oportunidades e afirmamos as políticas de responsabilidade social da Univates”, afirmou.

Conforme a coordenadora do curso, professora Morgana Domênica Hattge, as atividades terão início dia 27 de agosto e buscam promover a qualificação profissional de pessoas com deficiência. “Também vamos buscar seu desenvolvimento e sua formação profissional inicial, que poderá ter continuidade em cursos de Educação de Jovens e Adultos ou em cursos técnicos”, completou. Além disso, o curso pretende garantir a inserção profissional dos aprendizes e sua permanência no mercado de trabalho, mesmo após o término do contrato de aprendizagem.

Jovens deficientes da região do Vale do Taquari, com idade a partir de 14 anos, podem se inscrever gratuitamente até o dia 8 de agosto, na Secretaria de Extensão e Pós-Graduação da Univates, sala 110 do Prédio 1 do Câmpus Lajeado. No ato da inscrição, o jovem deverá entregar uma declaração da empresa em que será realizada a aprendizagem profissional e o laudo médico atestando a deficiência.

O curso tem duração de dois anos e carga horária de 800 horas. Em 400 horas, o aprendiz realiza atividades na Univates e nas outras 400 horas, ele realiza práticas profissionais na empresa. Mais informações pelo telefone (51) 3714-7011.

Conheça as empresas presentes no lançamento do curso:

Plastrela; Empresa Atlas; Cooperativa Languiru; Companhia Minuano de Alimentos; Imec Supermercados; Bebidas Fruki; Cooperativa Certel; Fruteira Degasperi; Lojas Benoit; Conpasul; Construtora Zagonel; Sindicomerciários; Vonpar; Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo; Núcleo, Consultoria Empresarial e Associação dos Doentes e Deficientes Físicos de Lajeado (Addefil).

Texto: Ana Paula Vieira Labres

Escolha uma formação