Alunas de Pedagogia realizarão estágio na Colômbia

Por Bruna Alves

Postado em 13/07/2012 15:14:38

Recentemente, a Univates, por meio do Curso de Pedagogia e da Assessoria para Assuntos Interinstitucionais e Internacionais (AAII), firmou convênio com a Escuela Pedagógica Experimental (EPE), de Bogotá, na Colômbia, para os alunos da graduação realizarem suas atividades curriculares de estágio nesse país. A negociação da parceria iniciou quando o professor Fabio Arcor e o diretor Dino Segura, da EPE, participaram do Fórum Currículo e Pedagogia, ocorrido na Univates em 2011, promovido pelo Curso de Pedagogia.

Após a divulgação do convênio, foi realizado o processo de seleção entre os acadêmicos de Pedagogia. As alunas contempladas foram Lívia Benedetti Pereira e Gracieli de Quadros Marques, ambas de Lajeado. Acadêmica do sétimo semestre, Lívia destaca que conhecer outra realidade vai permitir troca de experiências e práticas pedagógicas. “Além disso, irá proporcionar um olhar mais crítico em relação à educação e ao papel do professor na construção do conhecimento”, comenta. Para Graciele, o intercâmbio também trará novas aprendizagens e experiências. “Vamos aprender como os educadores desenvolvem suas práticas pedagógicas e qual a participação das crianças na construção das suas aprendizagens”, afirma.

As alunas realizarão o intercâmbio no período de 10 a 30 de setembro, e receberão hospedagem e um salário mínimo colombiano para se manter durante esse período.

Professores também realizam viagem de estudos

De 21 a 28 de julho, dez professores do Curso de Pedagogia da Univates também realizarão intercâmbio em Bogotá, com o objetivo de conhecer a proposta pedagógica e curricular desenvolvida pela EPE, aprofundar conhecimentos a fim de subsidiar alunos de Pedagogia, participar de reuniões com os professores da área de Educação da Universidad Pedagógica Nacional (UPN), para trocas institucionais e organização de um dossiê de artigos na área da Educação entre Univates e UPN.

Além disso, realizarão reuniões de estudos na Escuela Pedagógica Experimental e reuniões com os professores da área de Educação da UPN, nas quais será feito um relato do trabalho realizado no curso de Pedagogia e sobre o trabalho realizado na área de Educação Especial na Univates.

Texto: Ana Paula Vieira Labres