Alunos do ensino fundamental participam de projeto

Por Daiana Gomes Denardi

Postado em 28/06/2012 07:19:27

Alunos da 8ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Novo, de Lajeado, estiveram na Univates na manhã desta quinta-feira, 28 de junho, participando do projeto “Naturalista por um dia”. Os alunos tiveram acesso a quatro conteúdos distintos: “A Vida das Abelhas”, “O Curioso Mundo dos Anfíbios”, “Praticando a Classificação das Plantas” e “Diversidade Humana no Vale do Taquari: a construção do conhecimento através da arqueologia”.

Entre os participantes da oficina sobre a classificação das plantas esteve o aluno Bruno Mallmann Cavalheiro. Segundo ele, as explicações das professoras foram muito boas. “Tivemos a oportunidade de aprender coisas novas e bem diferentes”, disse o aluno.

Sobre o projeto

O “Naturalista por um dia” é um projeto desenvolvido pelo Museu de Ciências Naturais (MCN) da Univates. Entre os objetivos do projeto estão a divulgação de informações relacionadas às pesquisas desenvolvidas pela equipe de pesquisadores e bolsistas do MCN, a conexão do curso de Ciências Biológicas com a comunidade da Região do Vale do Taquari e a resolução dos problemas desta temática nos locais em que residem.

Partindo dos pressupostos de que a área das Ciências deve oferecer vivências práticas nas quais o aluno participe do processo da construção do conhecimento e desenvolva uma atitude científica através do uso intensivo da investigação, o projeto oferece edições quinzenais de minicursos com 2h30min de duração, durante todo o ano letivo.

Os minicursos ocorrem nas dependências do MCN, laboratórios da Univates, e são ministradas por bolsistas de iniciação científica e estagiários. Durante as atividades e cada minicurso os alunos têm a oportunidade de manusear equipamentos (microscópios, lupas, sistemas de posicionamento global – GPS, computadores, entre outros). São realizados procedimentos em campo, observando e manuseando material zoológico, botânico, arqueológico e paleontológico.

Texto: Daiana Gomes Denardi