Gripe e resfriado: conheça algumas medidas para evitar a contaminação

Por Tuane Eggers

Postado em 21/06/2012 03:20:32

Com a chegada da estação mais fria do ano, é comum que vírus e bactérias responsáveis por gripes e resfriados também circulem pelos ambientes. Para tentar evitar a contaminação por essas doenças, a Univates tem adotado algumas medidas preventivas, como a instalação de displays de álcool gel em diversos pontos do câmpus.

Mas além de medidas de prevenção, o que mais podemos fazer para evitar que os vírus instalem-se no nosso organismo? Confira abaixo na entrevista com a coordenadora do Curso de Enfermagem da Univates, Arlete Eli Kunz da Costa.

Qual a diferença entre gripe e resfriado?

Gripe e resfriado são doenças distintas. A principal diferença é que a gripe pode matar e o resfriado, no máximo, pode deixar a pessoa com dor generalizada.

A gripe é causada por um tipo específico de vírus, o influenza, enquanto o resfriado pode ser desencadeado por vários tipos de vírus.

Porém, os sintomas iniciais são bem parecidos: nariz entupido e dores no corpo. Mas se for gripe, as dores se intensificam, há náuseas, febre, congestionamento das vias respiratórias e comprometimento do sistema imunológico, o que pode abrir espaço para problemas mais graves, como a pneumonia.

O resfriado, pelo contrário, não costuma ir além de dores leves, tosse, espirros e coriza no nariz. Muitas vezes, inclusive, resfriado é confundido com crise de rinite alérgica. Mas é importante destacar que ninguém perde uma festa ou um dia de trabalho por causa de um resfriado. Se você tiver que ficar de cama é gripe!

Como podem ser transmitidos?

O vírus da gripe transmite-se facilmente de pessoa para pessoa por meio das gotículas emitidas com há tosse ou os espirros. A inalação dessas gotículas pelo nariz ou garganta permite a entrada do vírus no organismo. Uma vez dentro do organismo, o vírus destrói a membrana mucosa do trato respiratório e infecta as células. Também existe a contaminação indireta, que pode ser pelas mãos contaminadas e é evitada não tocando nariz, boca, olhos, não compartilhar alimentos( tomar suco no mesmo copo) ou objetos de uso pessoal contaminados (como toalhas).

Quais são as dicas para preveni-los?

Evitar ambientes fechados, evitar aglomerado de pessoas, ingerir bastante líquido, comer frutas e beber sucos de laranja, bergamota, limão, usar mel, diminuir o estresse emocional do dia a dia.

Também não se esqueça que poupar suas energias é importante. Durma bem e descanse. Não tome antibióticos desnecessariamente. Lave as mãos com frequência e use lenços descartáveis, vacine-se contra a gripe, respeitando os grupos prioritários: idosos, crianças de seis meses a dois anos, gestantes e trabalhadores da área da saúde. Procure atendimento de saúde quando ocorrerem complicações.

No ambiente de trabalho e na sala de aula, o que podemos fazer para evitar que o vírus da gripe se espalhe?

Nas salas de aula é importante abrir as janelas para que ventile o ambiente, usar lenço de papel quando tossir ou espirrar e evitar o contato com pessoas contaminadas pelo vírus.

O chimarrão é a bebida característica do povo gaúcho. Porém, no inverno, torna-se um hábito ainda mais comum entre as pessoas. Há alguma contra indicação para quem está gripado?

As pessoas contaminadas com os vírus não devem tomar chimarrão durante o período de contaminação, que dura em torno de uma a duas semanas. Neste período, a indicação é água e sucos de frutas.

Que tipo de alimentos podem ajudar a prevenir e combater essas doenças?

Alimentos que contém vitaminas A, C, E, como, maça, abacate, morangos, damasco, melão, acerola, lima, kiwi, laranja, bergamota, limão, alface, folhas cruas, cenouras, abóbora, batata-doce, repolho, fígado, carnes, peixes e também os óleos vegetais (milho, soja, canola, girassol) etc.

Texto: Ana Paula Vieira Labres