Acadêmicos organizam aula com convidados da região

Por Divulgação

Postado em 21/06/2012 03:22:19

Na última semana, os acadêmicos da disciplina de Fundamentos de Recursos Humanos do curso de Ciências Contábeis da Univates, ministrada pela professora Bernardete Bregolin Cerutti, organizaram uma aula diferente. Com o tema “Ouvindo e Aprendendo”, a aula contou com a presença dos profissionais Pamalonde Zamberlan, psicóloga e representante da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan), Marcos Pattussi, proprietário da Loja Pattussi, e Sônia Mara do Nascimento, representante da Lume.

A psicóloga da Aapecan relatou as atividades que a instituição desenvolve. Com o lema “Nós acreditamos na vida”, sua missão é atender, orientar, integrar e propiciar assistência emocional aos portadores de câncer, bem como, auxiliar as pessoas em situação de vulnerabilidade social, propiciando melhor qualidade de vida aos enfermos e seus familiares. Além disso, desenvolvem trabalhos com a comunidade, por meio de ações de prevenção ao câncer. A população toma conhecimento da instituição por meio do telemarketing, que contata o público e os interessados podem fazer doações em dinheiro, que é recolhido nas residências por mensageiros da Aapecan. A comunidade também pode dirigir-se à instituição para contribuir. Atualmente, recebem apoio 189 pessoas, oriundas de diversas cidades da região do Vale do Taquari. No estado do Rio Grande do Sul já foram auxiliadas mais de 6 mil pessoas.

Na sequência, o empresário Marcos Pattussi relatou um pouco de sua história, comentando exemplos familiares, especialmente de seu pai, que muito dedicou-se ao trabalho, servindo de exemplo e influência na sua escolha e carreira profissional. Presente no comércio de Lajeado há 25 anos, relata ser apaixonado pelo que faz. Acredita na gestão baseada no relacionamento e diálogo objetivo e transparante. Seus funcionários são considerados colegas de trabalho. Segundo ele, “é preciso amar o que se faz, só assim somos felizes e, consequentemente, teremos sucesso”.

Após, a representante da Lume, Sônia Mara do Nascimento, falou de sua trajetória pessoal e dos trabalhos que realizada, enfatizando a importância do autodesenvolvimento como fonte de crescimento.

Conforme a professora Bernardete, Ouvindo e Aprendendo foi uma noite de muita reflexão e aprendizado, sendo possível relacionar e entender teoria e prática profissional.