Projeto do CGO qualificará sala de aula

Por Tamara Bischoff

Postado em 19/06/2012 01:17:43

Na última segunda-feira, dia 18, a Univates recebeu a visita do professor José Wilson dos Santos, diretor da Faculdade AGES, de Paripiranga, na Bahia. Ele foi convidado a desenvolver ações que integram o projeto Problematização no Ensino de Graduação, do Centro de Gestão Organizacional, sob coordenação da professora doutora Silvana Martins e do Núcleo de Apoio Pedagógico. O objetivo maior é qualificar a sala de aula na graduação.

No turno da tarde, Santos palestrou para professores da Univates sobre o Projeto Pedagógico Institucional da AGES, com ênfase para o Método Ativo, que trabalha o aprendizado por meio da técnica de problematização. Conforme ele, a técnica pedagógica da problematização instiga a formulação de perguntas inteligentes e inibe a transmissão de informações pelo professor, quando se consolida o conhecimento. “E este é profundo, gera a transformação do sujeito e do contexto. O aluno protagonista debate, contesta, interage, pensa coletivamente, transforma respostas em perguntas, constrói sínteses provisórias em cada aula, desperta a inteligência. Assim se consolida o processo pedagógico”.

O Método Ativo tem o propósito de colocar o estudante no centro do processo educativo. Já nesta terça-feira, dia 19, foram realizadas oficinas, nos turnos da manhã e da tarde, com professores do CGO que participam do Projeto e professores de outros Centros.

Texto: Tamara Bischoff