Desenvolvimento do layout do site novo

Pesquisador finlandês colabora com doutorado da Univates

Por Tuane Eggers

Postado em 06/06/2012 17:27:48

Nesta quarta-feira, dia 6, a Univates recebeu a visita do professor emérito e pesquisador da Universidade de Tampere, da Finlândia, Tapio Varis, que desenvolve projetos relacionados à inovação no Ensino Superior. Durante a tarde, ele participou de uma reunião com a Reitoria e professores da Univates, com o objetivo de definir as formas de trabalho que realizará no Vale do Taquari durante o próximo semestre.

Além de participar de algumas atividades do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), Varis estará envolvido com o doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Univates, onde atuará na Orientação de Seminário de Pesquisa. O tema trabalhado pelo pesquisador será “Ensino Superior, Pesquisa e Difusão Tecnológica”.

Conforme o colaborador do PPGAD Renato de Oliveira, que intermediou o contato com Varis, a visita ocorre no contexto de um projeto que visa a propor um novo modelo de políticas acadêmicas para as instituições do Comung. Intitulado “Inovar as IES do Comung para inovar a sociedade Riograndense”, o projeto discutirá um novo perfil de atuação dessas universidades, para que elas possam ser geradoras de iniciativas de desenvolvimento regional.

De acordo com Oliveira, o professor Varis prestará apoio técnico ao desenvolvimento desse projeto. “No entanto, a presença dele também pode abrir inúmeras outras possibilidades para a Univates, principalmente na área de internacionalização”, explicou.

Durante o encontro, o pesquisador finlandês ressaltou que o Brasil é visto como o país do futuro e se disse entusiasmado com o início desse projeto. Varis lembrou que possui contato com diversos projetos tecnológicos de todo o mundo, por ser membro de alguns conselhos da área. Seu plano de trabalho do semestre será detalhado nos próximos dias.

Saiba mais sobre o pesquisador

Tapio Varis é professor emérito da Universidade de Tampere, ou seja, ele possui um título conferido a professores já aposentados, que atingiram alto grau de projeção no exercício de sua atividade acadêmica. Trata-se da maior honraria existente hoje no meio acadêmico.

Ele desenvolve alguns projetos relacionados à inovação no Ensino Superior, além de possuir relações político-acadêmicas em vários países. O professor também é consultor da Unesco e outros órgãos da Comunidade Europeia, com atuação em projetos na Rússia e Turquia, entre outros países. Além disso, também organizou iniciativas da Finlândia em parcerias de Ciência e Tecnologia com países como China, Jordânia e Alemanha.

Texto: Tuane Eggers