Desenvolvimento do layout do site novo

Diálogos na Pedagogia aborda educação inclusiva

Por Tuane Eggers

Postado em 14/05/2012 05:14:48

O Curso de Pedagogia da Univates realizou nesta segunda-feira, dia 14, mais uma edição do evento “Diálogos na Pedagogia”, que contou com a palestra “Tecnologia Assistiva e Educação Inclusiva: rompendo barreiras à participação e aprendizado”, ministrada pela professora e fisioterapeuta Rita de Cássia Reckziegel Bersch. Em sua apresentação, a palestrante falou sobre sua experiência com crianças: “Estou falando em uma sala com muitos educadores. Sou formada em fisioterapia, mas sempre trabalhei com crianças”.

Conforme Rita, muitas crianças com dificuldade motora também tinham a dificuldade com a fala. “A dificuldade de expressão de uma pessoa faz pensar que ela não está, que ela não é”, disse a fisioterapeuta, salientando a importância dos educadores saberem prestar atenção nos seus alunos. “O que vamos discutir hoje não é só o direito ao acesso à escola, mas também recursos e estratégias que podem ajudar na inclusão dessas crianças”, salientou.

A palestrante perguntou ao público presente sobre o que vem à mente quando falamos na palavra deficiência. Limitação, problema e necessidade foram algumas das palavras citadas. Para ela, o senso comum nos leva a uma sensação de limitação, de impossibilidade. “Porém, uma pessoa com deficiência pode ser muito eficiente”, explicou.

Texto: Tuane Eggers