Desenvolvimento do layout do site novo

Professor visita universidades colombianas para aprofundar parcerias

Por Tuane Eggers

Postado em 04/04/2012 07:16:51

Na última semana, o professor do curso de Engenharia Ambiental da Univates Odorico Konrad visitou diversas universidades de Bogotá, na Colômbia. A iniciativa teve o objetivo de aproximar as instituições, possibilitar o intercâmbio de alunos e professores e visualizar projetos de pesquisa em conjunto entre os países.

As instituições visitadas foram: Universidade EAN, Universidade Rosário, Universidade Sanbuenaventura, Universidade Minuto de Dios e Universidade Pedagógica Nacional. A última já possui anos de parceria com a Univates e com as demais foram assinados convênios recentemente.

Conforme Konrad, as universidades foram muito receptivas e todos mostraram um grande interesse em realizar intercâmbio com o Brasil e com a Univates. "A Colômbia está vendo o Brasil como um parceiro com grande potencial. Isso se reflete em todos os níveis da sociedade", explicou o professor, que palestrou sobre resíduos sólidos domésticos na Universidade EAN.

Para a coordenadora da Assessoria para Assuntos Interinstitucionais e Internacionais (AAII) da Univates, Viviane Bischoff, as parcerias que estão sendo desenvolvidas vislumbram algo além do trabalho acadêmico. Elas buscam aproximação também para o desenvolvimento regional, a partir de experiências acadêmicas que refletem nas práticas profissionais dos alunos e professores. "Neste semestre, três alunos da Univates estão fazendo intercâmbio em Bogotá e quatro colombianos estão no Vale do Taquari", contou.

Mais informações sobre a AAII podem ser obtidas pelo site www.univates.br/intercambio, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5309, ou pelo e-mail aaii@univates.br.

Texto: Tuane Eggers