Desenvolvimento do layout do site novo

Juiz federal aborda Direito Previdenciário em aula inaugural

Por Tuane Eggers

Postado em 12/03/2012 17:13:54

Com o objetivo de dar boas-vindas aos alunos do semestre, os cursos de graduação em Direito e de especialização em "Direito Previdenciário e Processo" e "Direito e Processo do Trabalho" promoveram sua aula inaugural nesta sexta-feira, dia 9. O evento contou com a palestra "Direito Previdenciário: Direito fundamental e mal compreendido", ministrada pelo juiz federal José Antônio Savaris.

No início da noite, a coordenadora dos cursos de especialização, Fernanda Brod, deu boas-vindas aos alunos e explicou o motivo de dividir os temas em duas especializações. "Mesmo divididos, continuarão com disciplinas em comum. São direitos sociais e fundamentais, é interessante que a aula inaugural aborde o direito previdenciário", comentou.

Em seguida, o juiz federal Savaris explicou sobre a importância do direito previdenciário. Para ele, o direito social é algo tão caro às pessoas e à sociedade, e mesmo assim é mal compreendido. Ao contar a história de como esse direito entrou em sua vida profissional, Savaris citou auto-respeito e dignidade das pessoas como sinônimo de direito previdenciário.

Para ele, ninguém está livre de um momento de adversidade e é nesses casos que se dá a importância do direito à previdência social. "Comecei a perceber que o estado não dava a última palavra, que havia respaldo no sistema judicial para conter o abuso estatal", explicou.

Savaris é membro da Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais. A palestra foi mediada pela professora Márcia Maria Pierozan e contou com a presença de promotores de justiça, delegados e outras autoridades da região.

Texto: Tuane Eggers