Desenvolvimento do layout do site novo

Sacolas Ecológicas na Univates: ação consciente em favor do meio ambiente

Por Ana Paula Vieira Labres

Postado em 23/02/2012 09:23:52

Sempre atenta à questão ambiental, a Biblioteca da Univates lança mais uma novidade para este semestre: a substituição de sacolas plásticas pelas sacolas ecológicas. A ação foi pensada com o intuito de colaborar com o meio ambiente e reduzir os custos.

"Estamos indo ao encontro do que a Univates sempre defende, que é promover ações em favor da sustentabilidade do planeta", destaca a bibliotecária Maristela Hilgemann Mendel. As sacolas de plástico estarão saindo de circulação aos poucos. Por isso, é importante as pessoas carregarem as suas sacolas de pano, que podem ser retiradas, a partir desta quinta-feira, dia 23, por alunos regularmente matriculados, professores e funcionários. A retirada pode ser feita nos guichês de empréstimos, no segundo andar da Biblioteca, mediante informação de código e senha. Cada pessoa terá direito a uma sacola.

Conforme a bióloga e professora da Instituição Cátia Viviane Gonçalves, o grande problema das sacolas plásticas é o uso excessivo e o descarte inadequado. "Como as sacolas plásticas normalmente são distribuídas de forma gratuita pelos estabelecimentos, nos acostumamos com a sua praticidade e não nos preocupamos com as consequências", destaca.

Ainda segundo Cátia, muitas pessoas têm dúvidas sobre a forma correta de acondicionar o lixo, por isso ela dá a dica. "É simples. Podem ser usadas embalagens de arroz, feijão, açúcar e pão. Outra sugestão são as caixas de papelão, ótimas para acondicionar embalagens maiores de lixo reciclável", explica.

A aluna do 9o semestre do Curso de Ciências Biológicas da Univates Joana Beuren apoia a ideia. "É excelente. Além de substituir as sacolas de plástico, vai incentivar as pessoas a cuidarem do meio ambiente", ressalta a acadêmica, que já carrega atitudes conscientes há algum tempo, como separar o lixo e utilizar sacolas de pano quando vai ao supermercado. "Muitas entidades têm implantado a ideia das sacolas ecológicas, mas ainda falta a conscientização da população", enfatiza.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail biblioteca@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5561.

Texto: Ana Paula Vieira Labres