Desenvolvimento do layout do site novo

Curso da Univates prepara candidatos para concursos

Por Tuane Eggers

Postado em 17/01/2012 03:26:21

As oportunidades de emprego em órgãos públicos, por meio de concursos, têm atraído diversas pessoas que procuram por estabilidade financeira.Para preparar os candidatos, a Univates oferece o Curso Preparatório para Concursos, que recebe inscrições até o dia 26 de março.

O curso será dividido em três matérias: português, matemática e informática. A primeira enfoca a língua portuguesa com o objetivo de desenvolver estratégias e conhecimentos para a realização da prova de português, propiciar alternativas de sistematizar e organizar os conteúdos e fornecer subsídios para o uso adequado da língua padrão. Já em matemática, serão desenvolvidas estratégias e técnicas de resolução de situações-problemas e exercícios da área, e em informática serão repassados os conhecimentos básicos.

O investimento para português e matemática é de três parcelas de R$ 134,00, cada curso, e para o módulo de informática são duas parcelas de R$ 160,80. Alunos dos cursos de graduação, técnicos, sequenciais e de pós-graduação da Univates têm 10% de desconto.

Inscrições e mais informações na Secretaria de Extensão e Pós-Graduação, sala 110 do Prédio 1 da Univates, pelos telefones (51) 3714-7011 e (51) 3714-7000, ramais 5209 e 5210, ou ainda pelo e-mail propex@univates.br.

Confira o programa de cada matéria:

Português:

1o Módulo: Análise e escrita de diferentes gêneros de textos, estratégias de compreensão, coesão e coerência textuais.
2o Módulo: Compreensão e interpretação de textos e de questões de concurso.
3o Módulo: Aspectos morfossintáticos e gramaticais: estrutura e formação de palavras. Ortografia e acentuação gráfica. Vocabulário. Classes de palavras.
4o Módulo: Aspectos morfossintáticos: uso dos pronomes, dos conectores interfrásticos e as relações de sentido. Uso dos tempos e modos verbais. Conjugação de verbos irregulares. Pontuação.
5o Módulo: Aspectos morfossintáticos: sintaxe da oração simples e complexa. Concordâncias verbal e nominal. Regências verbal e nominal. Uso de preposições e crase.

Matemática:

Números inteiros, racionais e reais.
Proporcionalidade direta e inversa. Porcentagem.
Sequências numéricas: progressão aritmética e progressão geométrica.
Exponencial e logaritmo.
Noções de matemática financeira.
Noções de probabilidade e estatística.
Análise combinatória.
Lógica matemática: conceitos básicos e diagramas lógicos.

Informática:

Conhecimentos básicos .
Conhecimentos de Informática - Introdução a conceitos de hardware e software de computador.
Introdução a sistemas operacionais: Microsoft Windows e Linux.
Conceitos básicos e utilização de aplicativos para edição e formatação de textos.
Planilhas de cálculo e estrutura básica de planilhas.
Apresentação de slides, estrutura e formatação de apresentações: Microsoft Office e BrOffice.
Conceitos básicos e tecnologias relacionados à Internet e à Intranet.
Principais aplicativos de navegação na Internet (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox), ferramentas de pesquisa e compartilhamento de informações, conceitos de URL, links, sites.
Conceitos básicos de segurança da informação e proteção contra vírus, worms e derivados.
Correio Eletrônico, envio e recebimento de e-mails e anexos (anexação de arquivos, cópias), endereços e formas de endereçamento de correio eletrônico, webmail, spam.
Conceitos de software livre e licenças de uso, distribuição e modificação.

Texto: Ana Paula Vieira Labres