Ciências Exatas

26ª Olimpíada Matemática da Univates: evento presencial reunirá cerca de 2,6 mil estudantes

Por Ana Amélia Ritt

Postado em 30/08/2024 21:24:07

No próximo dia 13 de setembro, a Univates será palco da 26ª edição da Olimpíada Matemática da Universidade do Vale do Taquari - Univates (OMU), um dos eventos mais tradicionais e aguardados pelas escolas da região do Vale do Taquari. Desde sua criação em 1997, a OMU tem como objetivo estimular o interesse e o gosto pela matemática, incentivando a vocação científica entre os estudantes dos municípios do Vale do Taquari e regiões vizinhas.

Este ano o evento contará com a participação de aproximadamente 2.600 alunos, que ocuparão o campus da universidade das 14h às 17h, em um retorno ao formato presencial, após edições realizadas de maneira remota devido à pandemia. A competição é aberta a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, que enfrentarão desafios matemáticos em busca de conhecimento e desenvolvimento de habilidades importantes, como raciocínio lógico, comunicação, organização, escrita e trabalho em grupo.

Ao longo de suas 25 edições, a OMU já envolveu 54.849 estudantes de 35 municípios, consolidando-se como uma iniciativa que vai além do incentivo ao estudo da matemática, promovendo a integração entre pessoas e a diversidade de saberes. Este ano, a OMU conta com o apoio da Chamada do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação nº 03/2023 Olimpíadas Científicas, reforçando o compromisso com o desenvolvimento científico e educacional da região.

Lucas George Wendt

Escolha uma formação