Saúde

População LGBTQIAPN+ do Vale do Taquari é convidada a participar de pesquisa sobre acesso aos serviços de saúde

Por Alexandre Grey/Unsplash

Postado em 30/08/2024 21:19:03

Uma nova pesquisa busca compreender as percepções da população  LGBTQIAPN+ do Vale do Taquari sobre o acesso aos serviços de saúde na região. O estudo, conduzido de forma on-line, está sendo realizado pela Universidade do Vale do Taquari - Univates e visa a coletar dados essenciais para melhorar o atendimento à comunidade LGBTQIAPN+ nos serviços de saúde locais.

O professor do curso de Fisioterapia Cândido Norberto Bronzoni de Mattos é um dos responsáveis pela condução do estudo. O formulário está disponível neste link.

A pesquisa é voltada para indivíduos maiores de 18 anos que se autodeclaram lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, queers, intersexuais, assexuais ou pansexuais e que residam no Vale do Taquari. Os participantes responderão a um questionário sociodemográfico e a perguntas específicas sobre o acesso à saúde e qualidade de vida. O tempo estimado para a conclusão do questionário é de aproximadamente 20 minutos.

De acordo com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), a participação na pesquisa é anônima, garantindo que a identidade dos participantes não será revelada. A única informação registrada será a resposta ao questionário, que será utilizada exclusivamente para fins de pesquisa. Em caso de eventual desconforto durante a participação, os participantes poderão interromper sua participação sem qualquer penalização ou necessidade de justificativa.

Como incentivo à participação, os voluntários terão acesso a uma cartilha informativa sobre cuidados em saúde voltados à população  LGBTQIAPN+, disponível para download ao final da pesquisa. Além disso, contribuirão para o avanço do conhecimento científico na área da saúde LGBTQIAPN+.

Os dados coletados serão armazenados em segurança pelos pesquisadores e mantidos por um período de cinco anos, em conformidade com as normas éticas estabelecidas pela Resolução nº 466/12 do Conselho Nacional de Saúde e pela Resolução CNS nº 510, de 2016. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Univates (Coep/Univates).

Os interessados em participar ou em obter mais informações sobre a pesquisa podem entrar em contato com o pesquisador responsável, Cândido Norberto Bronzoni de Mattos, pelo e-mail candido.mattos@univates.br ou pelo telefone (51) 99855-3165.

Escolha uma formação

Graduação presencial