Governança e compliance são temas de palestra na Univates

Por Pietra Darde

Postado em 29/08/2024 22:24:09

Na terça-feira, 27 de agosto, a Universidade do Vale do Taquari - Univates sediou a 22ª edição do CIDEADE, ciclo de debates promovido pelo Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS). O evento, que abordou os temas Governança e Compliance, serviu como aula magna para os alunos da especialização em Governança, Gestão de Riscos e Compliance e aos estudantes dos cursos de graduação presenciais em Administração e Ciências Contábeis.

O CIDEADE é um projeto consolidado do CRA-RS. Foi criado em 2003 com o objetivo de integrar a autarquia com profissionais e estudantes de Administração no interior do estado. Em Lajeado, a iniciativa contou com o apoio da Univates e das representações locais do CRA-RS.

Participaram do evento a reitora da Univates, professora Evania Schneider; o presidente do CRA-RS, administrador Flavio Cardoso de Abreu; o coordenador do curso de Administração da Univates, professor Gabriel Machado Braido; o coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Bruno Teixeira; e a representante do CRA-RS em Lajeado, administradora Nicéia Wünsch.

O evento reuniu presencialmente estudantes dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, além de ser transmitido on-line para as centenas de alunos da especialização, que receberam bolsas integrais concedidas pelo Conselho.

Durante o evento, a reitora Evania Schneider enfatizou a importância da parceria entre a Univates e o CRA-RS.

“É um evento marcante e importante para a nossa instituição. Estamos muito felizes porque hoje estamos marcando uma grande parceria, na qual o Conselho está proporcionando aos profissionais filiados a realização de um curso de especialização”, destacou.

O presidente do CRA-RS destacou a inovação da concessão de bolsas de estudos para os associados do Conselho, um feito pioneiro na região. "Oferecemos 400 vagas, todas preenchidas, para um curso que está apenas começando e que tem como objetivo capacitar ainda mais os profissionais registrados no CRA-RS", concluiu.

A aula magna foi conduzida pela administradora Samara Bernardino, membro da equipe de gestão do Conselho Federal de Administração. Em sua palestra, Samara abordou os princípios de governança e compliance, discutindo a estrutura ideal para a governança nas empresas. Ela ressaltou que tanto os profissionais de Administração quanto os de Contabilidade, devido à sua capacidade de gerenciar riscos corporativos, podem desempenhar e implementar boas práticas de governança e compliance nas organizações.

Escolha uma formação

Graduação presencial