Projeto Vem pra Cá da Univates atende em novo local no Centro de Lajeado

Por Divulgação

Postado em 14/08/2024 12:23:36

Desde 2014, o Projeto de Extensão Vem pra Cá da Universidade do Vale do Taquari - Univates já oportunizou aulas presenciais de português como língua adicional para 800 imigrantes residentes em Lajeado. Em razão da enchente que afetou o Estado em maio de 2024, as aulas agora ocorrem no NEEJA CP Lajeado, situado na rua Júlio de Castilhos, 592 - ap 01 e 02, no Centro de Lajeado, sempre às terças-feiras de manhã. Atualmente o projeto conta com 15 imigrantes provenientes do Haiti, Venezuela e Taiwan, e está com inscrições abertas para novos alunos.

O objetivo do projeto é promover oportunidades de formação teórico-prática a acadêmicos e diplomados sobre a linguagem e o ensino de língua portuguesa como língua adicional à comunidade de imigrantes de Lajeado, com ações contínuas e capacitação de acadêmicos e voluntários.

As aulas são ministradas pela professora Maristela Juchum, coordenadora do projeto, com o apoio de uma bolsista e duas voluntárias do curso de Letras da Univates. O material didático, planejado por acadêmicos, professores e voluntários, é baseado em uma perspectiva social do uso da linguagem e em uma abordagem intercultural, que busca promover o diálogo entre as culturas dos alunos, oriundos de diferentes países.

No primeiro semestre de 2024, o tema central das aulas foi "Viver e trabalhar no Brasil: o que preciso saber?", com o objetivo de orientar os imigrantes sobre seus direitos trabalhistas por meio do uso da língua portuguesa.

“As tarefas que compõem o material didático possibilitaram aos alunos não somente aprender um novo código, mas também aprender, por meio do uso da língua, a agir no novo contexto social no qual se encontram inseridos”, explicou a coordenadora.

A aluna Isabela Wang, vinda de Taiwan, compartilhou sua alegria em aprender português. "Aqui eu posso entender mais português. Agora tenho coragem de falar. Quando vou para a escola, posso conversar com a professora e os colegas e, quando vou a restaurantes, consigo conversar com alguém", conta Isabela, que descobriu o projeto pela internet.

Para o próximo semestre, o projeto terá como tema central as culturas, com atividades que incluem leitura e compreensão de textos, exercícios de análise linguística, práticas orais e produção textual. A proposta é que os imigrantes não só aprendam sobre diferentes culturas, incluindo a do Rio Grande do Sul, mas também compartilhem suas próprias culturas de origem.

Em setembro, em alusão à Semana Farroupilha, o projeto dará ênfase à cultura gaúcha. Como parte das atividades, os alunos também realizarão uma visita à Biblioteca e ao Teatro da Univates.

Saiba mais

Imigrantes interessados em participar das aulas podem comparecer ao NEEJA nas terças-feiras, às 9h, com um documento de identificação. As aulas e o material didático são totalmente gratuitos, oferecidos pelo Projeto de Extensão Vem pra Cá.

Escolha uma formação

Graduação presencial