Institucional

Badesul estabelece parceria com Univates e RS Garanti para impulsionar startups no Vale do Taquari

Por Luana Giovanella

Postado em 08/08/2024 13:25:09

Em um esforço para estimular o crescimento e desenvolvimento de startups na região do Vale do Taquari, o Badesul Desenvolvimento assinou, nesta quarta-feira, 7 de agosto, um termo de cooperação técnica com a Universidade do Vale do Taquari - Univates e a RS Garanti.

O evento de oficialização ocorreu às 10h no Tecnovates, o Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari, e marca o início de uma parceria de dois anos destinada a apoiar negócios inovadores e de base tecnológica. Na Universidade, a iniciativa será desenvolvida pela Inovates - Incubadora Tecnológica da Univates

A reitora da Universidade, professora Evania Schneider, esteve presente no evento. Segundo o presidente do Badesul, Claudio Gastal, as instituições trabalharão em conjunto para a divulgação, suporte, orientação, avaliação e validação de negócios com potencial de crescimento.

“A parceria entre o Badesul, Univates e RS Garanti é um marco para o fortalecimento das startups e do ecossistema de inovação no Vale do Taquari. Esta ação, inédita no interior do RS, impulsiona startups locais e também posiciona a região como um centro estratégico de desenvolvimento tecnológico e econômico do estado”, destaca o gestor da Inovates, Michel Machado.

O papel da Univates na parceria

O Tecnovates, além de ser um polo de inovação e pesquisa na região do Vale do Taquari, é importante na interação entre a academia e o setor empresarial da região. Como um hub de tecnologia, o Parque proporciona um ambiente para startups que buscam integrar pesquisa acadêmica de ponta com necessidades do mercado, gerando soluções práticas para desafios locais. Com esta parceria, a Univates, por meio da atuação da Inovates e do Tecnovates, se posiciona como uma catalisadora para a transformação econômica do Vale do Taquari, fortalecendo o ecossistema de inovação regional.

Avaliação e benefícios para empresas

As startups interessadas no programa passarão por um processo de avaliação realizado por profissionais da Univates, que analisarão o modelo de negócio, o grau de maturidade e a inserção da proposta no ecossistema local. Após esta etapa, uma análise financeira será conduzida pelos técnicos do Badesul. As empresas aprovadas terão acesso a créditos subsidiados através da linha Badesul Startups, com a garantia oferecida pela RS Garanti, uma instituição que fornece garantias para facilitar o acesso a financiamentos.

Para serem elegíveis, as startups devem ter um faturamento mínimo de R$ 30 mil mensais no modelo de receita recorrente (MRR) e possuir uma base de clientes estabelecida. Elas podem estar ou não ser parceiras do Tecnovates, que oferece infraestrutura e suporte técnico para as empresas residentes. O processo de avaliação até a concessão dos recursos tem um prazo estimado de um mês.

O acordo entre Badesul, Univates e RS Garanti se alinha com as demandas locais por soluções tecnológicas que atendam setores chave da economia regional, desde o agronegócio até a indústria e serviços.

Contato

Os gestores de startups interessados em participar do programa podem entrar em contato com o Tecnovates para mais informações sobre o processo de inscrição e avaliação. O parque está disponível pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5956, ou pelo e-mail tecnovates@univates.br.

Luana Giovanella

Escolha uma formação