Saúde

Estudantes do curso de Medicina da Univates começam a atuar no Hospital Ouro Branco em agosto

Por Divulgação Univates/Nicole Morás

Postado em 06/08/2024 13:22:01

Com informações de Folha Popular

Neste mês de agosto, três estudantes do curso de Medicina da Universidade do Vale do Taquari - Univates começarão a atuar no Centro Obstétrico do Hospital Ouro Branco (HOB), de Teutônia. Em março de 2024, a Universidade e a instituição de saúde firmaram uma parceria na área de Ginecologia e Obstetrícia para promover avanços na prática obstétrica e na formação de médicos generalistas, fortalecendo o sistema de saúde da região e contribuindo para a melhoria contínua dos serviços médicos oferecidos à comunidade.

Os estudantes serão integrados à equipe de Ginecologia e Obstetrícia do hospital, composta por cinco profissionais, que atuam presencialmente 24 horas por dia, todos os dias da semana. Espera-se que os estudantes adquiram uma formação prática robusta, já que terão a oportunidade de trabalhar diretamente com casos reais e participar ativamente de procedimentos obstétricos. O hospital realiza cerca de 720 partos por ano.

“A parceria com a Univates é uma honra para nós. Estamos dedicados a oferecer uma experiência formativa enriquecedora para os estudantes, enquanto continuamos a aprimorar a qualidade do atendimento prestado aos nossos pacientes. Esta colaboração é um passo significativo na nossa missão de promover a saúde de forma integrada e inovadora”, comenta José Paulinho Brand, diretor executivo do HOB. Ele afirma que o hospital tem a intenção de se tornar um centro de referência em formação e prática médica para a Univates.

Para o coordenador do curso de Medicina da Univates, Luciano Nunes Duro, a parceria com o HOB representa uma grande oportunidade para os estudantes aplicarem seus conhecimentos em um ambiente clínico real. “Esta colaboração não apenas enriquece o currículo acadêmico, mas também é fundamental para o desenvolvimento de competências essenciais na área de Ginecologia e Obstetrícia. Ao interagir com profissionais experientes e lidar diretamente com casos práticos, os futuros médicos ganham a experiência necessária para se tornarem generalistas resolutivos, aptos a atenderem às necessidades de saúde da comunidade com eficácia e empatia”, explica Duro.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Escolha uma formação

Graduação presencial