Serviços

Crie Cursos inicia aulas de especializações em Psicologia Organizacional e em Docência Contemporânea

Por Pietra Darde

Postado em 05/08/2024 15:13:55

Na sexta-feira, 2 de agosto, o Crie Cursos deu início às aulas da Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT) e da Especialização em Docência Contemporânea na Educação Básica, esta última ofertada em parceria com o Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo. Uma solenidade marcou o início das aulas, reunindo estudantes, professores e representantes da Univates e do Gustavo Adolfo no Prédio 2 da Universidade do Vale do Taquari - Univates.

O evento contou com a presença da gerente de relações institucionais e de mercado da Univates, Cíntia Agostini, do diretor do Colégio Gustavo Adolfo, Edson Wiethölter, além de professores dos cursos e dos estudantes.

“Hoje é um dia muito especial. São dois projetos que foram construídos com muito carinho, sendo um que olha para as novas relações de trabalho e o outro, in company, elaborado especialmente para o Gustavo Adolfo. Quando a gente fala de uma decisão de voltar para a sala de aula, que é sim um processo de aprendizagem que vai dar resultado, não é uma tomada de decisão simples. Então valorizo muito a decisão de vocês de estarem aqui. Que tenhamos muitas trocas”, disse Cíntia ao grupo de estudantes.

Por sua vez, o diretor do Colégio Gustavo Adolfo, em sua fala, ressaltou que a especialização será um investimento em pessoas, mas também em ciência, inovação, pesquisa e projeção profissional.

“Nosso agradecimento à Universidade que se propõe a construir junto com o nosso Centro uma especialização personalizada, que vem nortear novos anseios e nos projetar para um futuro mais assertivo e ainda mais profissional. É mais uma entrega inovadora em educação em se tratando de uma escola básica”, concluiu Wiethölter.

Além disso, o momento também contou com a apresentação de informações importantes para a jornada acadêmica dos discentes. Após a cerimônia de abertura, o evento prosseguiu com as aulas inaugurais de cada curso. Para a Especialização em Docência Contemporânea na Educação Básica, o destaque foi a aula magna ministrada pelo professor convidado, Roberto Rafael Dias da Silva.

Já na primeira aula da Especialização em POT, a professora e coordenadora do curso, Liciane Diehl, realizou a abertura do módulo “Cultura, Comportamento e Diversidade Organizacional".

Saiba mais sobre cada especialização.

Especialização em Docência Contemporânea na Educação Básica

Esta especialização foi criada especialmente para atender às necessidades do Colégio Gustavo Adolfo, sendo uma modalidade in company, ofertada pelo Crie Cursos. O curso, com duração de um ano e meio, conta com uma turma de 30 professores do colégio.

A metodologia do curso prevê a prática de conceitos do ensino contemporâneo, incluindo docência compartilhada, neurociências e processos de aprendizagem, uso de tecnologias generativas em sala de aula e ensino bilíngue.

A especialização tem 375 horas, divididas em três núcleos – um núcleo comum, um específico (Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Inglês) e um núcleo final. Professores que optarem por frequentar dois núcleos específicos, como Inglês e outra área, terão um curso de 503 horas.

O corpo docente da especialização é formado por professores da Univates, com experiência nas áreas de atuação. As disciplinas são ministradas em formato híbrido.

Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT)

Voltada para gestores de equipes, analistas de Recursos Humanos (RH), empresários, psicólogos, profissionais autônomos e demais interessados na área, a turma da Especialização em POT é composta por 22 estudantes.

O curso tem como principal objetivo aprofundar conhecimentos e promover uma visão abrangente das possibilidades de atuação relacionadas à Psicologia Organizacional e do Trabalho. O curso apresenta, de forma sistemática, objetiva, clara e simples, conceitos e práticas relacionados à POT, estimulando a atuação criativa e adaptada a cada contexto. Ainda, aborda e diferencia os paradigmas tradicionais e atuais da organização do trabalho e as consequências para a subjetividade e a saúde mental de trabalhadores.

As aulas são presenciais e ocorrem quinzenalmente, às sextas-feiras à noite e aos sábados de manhã, com encontros ocasionais também aos sábados à tarde. O curso terminará em julho de 2026.

Crie Cursos

O Crie Cursos oferece qualificação profissional por meio de cursos livres, de idiomas e de pós-graduação lato sensu. Além disso, oferece cursos e palestras para organizações, com foco em soluções personalizadas para problemas específicos de cada negócio. Mais informações sobre os cursos in company do Crie podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5646, pelo WhatsApp (51) 99614-5442 ou pelo e-mail comercial@univates.br.

Escolha uma formação

Graduação presencial