Desenvolvimento do layout do site novo

Institucional, Tecnovates

Tecnovates completa 10 anos e reforça vínculos entre pesquisa e negócios para o desenvolvimento regional

Por Lucas George Wendt

Postado em 27/06/2024 07:20:44

Mais de uma centena de empresas usufruem da estrutura do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari - Tecnovates para desenvolver produtos e serviços que atendem às demandas de diferentes perfis de consumidores. O ambiente de inovação, que surgiu a partir de um movimento que a Universidade do Vale do Taquari - Univates realizava para aproximar-se do setor produtivo regional, completa 10 anos e consolida-se como uma referência de integração entre conhecimento científico, tecnologia e desenvolvimento de negócios.

Ainda no início dos anos 2000, foi criada a Incubadora Tecnológica da Univates - Inovates. Segundo o gestor da Incubadora, Michel Machado, cerca de uma década depois começou a se falar em Parque Tecnológico, com uma estrutura robusta para apoiar o desenvolvimento de novas empresas e de novas tecnologias.

Anteriormente, o Parque ficou vinculado à reitoria da Universidade. Como explica a reitora Evania Schneider, a decisão de vincular a estrutura à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação aconteceu para valorizar "um ambiente que pulsa conhecimento e pesquisa, unindo esforços com as empresas". Para a reitora, o grande objetivo do Tecnovates é fomentar a relação da ciência com as empresas nas mais diversas atividades. "Fazer com que a pesquisa possa atender os anseios e as necessidades da comunidade e das organizações. E vejo um futuro muito promissor neste sentido, já que a comunidade e as organizações estão percebendo que o Parque existe para elas", diz.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Carlos Cândido da Silva Cyrne, afirma que o trabalho das pessoas que atuam no Parque é focado na consolidação desta aproximação da academia com o universo dos negócios.

A produção de conhecimento por meio da pesquisa e a tentativa de transferência desse conhecimento para o mercado, para que ele possa se apropriar e gerar inovações que venham ao encontro de solucionar possíveis necessidades, são desafios contínuos
Carlos Cândido da Silva Cyrne, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Univates.

Atualmente o Parque oferece a pessoas e empresas nacionais e internacionais estrutura para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), principalmente nas áreas de tecnologia de alimentos, tecnologias ambientais e energéticas e tecnologias em saúde e bem-estar, tendo como suporte as tecnologias da informação.

Cristiani Reimers, gerente administrativa do Tecnovates, garante que a relação entre o mercado e a pesquisa acadêmica desenvolvida na Universidade é evidenciada no momento em que o conhecimento é transferido para iniciativas que contribuam para melhorias na vida das pessoas e na comunidade.

A gerente de Relações Institucionais e de Mercado da Univates, Cíntia Agostini, foi diretora administrativa do Parque de 2018 a 2022 e acrescenta que este ambiente de inovação será cada vez mais relevante para proporcionar diferentes parcerias, opções de negócios, geração de emprego e de renda, além de entrega para os consumidores. "Esse movimento de criar vínculo com os pesquisadores da Universidade e ter melhor aproveitamento da estrutura potencializa o ecossistema de inovação", afirma.

Uma década de história

Para celebrar os 10 anos, o Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari - Tecnovates apresenta um vídeo institucional com resgate histórico e depoimentos de gestores, lideranças, pesquisadores e representantes de empresas associadas e residentes.

Confira o vídeo a seguir:

Como fazer parte do Tecnovates

Os interessados podem fazer parte do Tecnovates das seguintes formas:

- novos empreendimentos podem candidatar-se para os processos de incubação na Inovates - Incubadora Tecnológica da Univates;
- empresas interessadas em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e/ou serviços podem entrar em contato pelo e-mail tecnovates@univates.br;
- interessados em se tornar uma empresa residente ou associada do Tecnovates, bem como nos serviços prestados pelos diversos laboratórios, devem contatar a gestão do Parque na sala 103 do Prédio 20, pelo e-mail tecnovates@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7017.

Tecnovates encerra o ano de 2023 com a marca de 100 empresas vinculadas