Desenvolvimento do layout do site novo

Meio Ambiente

Eventos climáticos extremos pautam painel do Fórum da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas

Por Núcleo de Risco Geológicos - Divulgação e Emanuele Nicola

Postado em 12/06/2024 15:21:56

O 1º Fórum Técnico-Científico da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, que tem a Universidade do Vale do Taquari - Univates entre os seus organizadores, continua nesta quinta-feira, 13 de junho, a partir das 19h40min, com a palestra on-line “Eventos Climáticos Extremos, Segurança Hídrica e Governanças das Águas. Cenários Presentes e Futuros”. A participação é aberta à comunidade. As inscrições são recebidas na página do evento.

O painel contará com a participação do analista de Dados Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) George Ulguim Pedra; do pesquisador do INPE Peter Mann de Toledo; do diretor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS, Joel Avruch Goldenfum; e do professor e pesquisador do Instituto de Saneamento Ambiental da UCS (ISAM) Tiago Panizzon.

O Fórum celebra os 25 anos do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas. A programação se iniciou no mês de março e se estende com atividades mensais até 30 de agosto, com a finalidade de oportunizar a discussão e a busca de alternativas para o enfrentamento dos eventos climáticos extremos.

Conforme pontua a secretária executiva do comitê, a professora da UCS Maria do Carmo Quissini, os efeitos dos eventos climáticos extremos que ocorrem no Rio Grande do Sul, especialmente desde setembro de 2023, requerem uma atuação prática e objetiva. “Isso, por parte das esferas de governo, comitês e sociedade civil, também presente no comitê através das categorias que integram os grupos de usuários da água e de representantes da população. Por essa razão, é muito importante a continuidade da discussão sobre o tema”.

A realização do Fórum é compartilhada entre a Univates, Universidade de Caxias do Sul (UCS), a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER RS) e o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Caxias do Sul.

Serviço

O que: Palestra “Eventos Climáticos Extremos, Segurança Hídrica e Governanças das Águas. Cenários Presentes e Futuros”, na programação do 1º Fórum Técnico-Científico da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas
Quando: 13 de junho
Onde: On-line, através do YouTube da UCS
Inscrições: Até dia do evento, neste link.

Com informações da Universidade de Caxias do Sul

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.