Desenvolvimento do layout do site novo

Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Institucional

Reitores entregam ao Governo Federal proposta para impedir o aumento da evasão no ensino superior

Por Divulgação/Univates

Postado em 10/06/2024 15:28:28


Compartilhe

Divulgação/Comung

Com informações do Comung

Reitores das universidades comunitárias se reuniram, nesta quinta-feira (6), em Porto Alegre, com o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, para dialogar sobre os impactos e desdobramentos na educação superior gaúcha após a maior tragédia climática da história do Estado.

Na ocasião, a comitiva  entregou uma proposta – o Programa de Bolsas Recupera RS – elaborada pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec) e pela Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas (Abiee).

O Programa de bolsas Recupera RS, uma proposta de caráter temporário, pretende estabelecer uma barreira ao aumento da evasão no ensino superior gaúcho em face da projetada redução da atividade econômica e estabelecer uma estratégia para garantir a retomada do crescimento do Estado.

Para o presidente do Comung, Rafael Frederico Henn, “as universidades comunitárias estão diretamente inseridas nas comunidades e conhecem as realidades das regiões, portanto, o objetivo do programa Recupera RS, mesmo com seu caráter temporário, buscará conter o aumento da evasão de estudantes e também atuará como estratégia para garantir a retomada do crescimento do RS”, pontuou o reitor.

Já o vice-presidente do Comung e reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, acrescentou que as instituições querem participar do projeto de reconstrução do Estado e que a educação, a ciência e a tecnologia, bem como todas as ações das universidades comunitárias, são muito importantes, inclusive para a economia gaúcha. “Temos mais de 25 mil alunos impactados diretamente e muitos outros indiretamente, então é preciso pensar na possibilidade de acesso e permanência dos estudantes no ensino superior, porque é isso que vai garantir um Estado com qualidade, para um futuro diferenciado”, afirma. O ministro Paulo Pimenta, após a reunião, ficou incumbido de submeter a pauta para apreciação do ministro da Educação, Camilo Santana.

Divulgação/Comung

Participaram do encontro os reitores Rafael Frederico Henn (Unisc), presidente do Comung; Cleber Prodanov (Feevale),  Pe. Sérgio Mariucci (Unisinos); Irmão Evilázio Teixeira (PUCRS); Irmão Cledes Casagrande (Unilasalle); Gelson Rech (UCS) e integrantes da  equipe do Ministério Extraordinário da Reconstrução, Fernanda Costa Corezola, Amilton Figueiredo e Mirelly dos Santos. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

leia também

voltar

Escolha uma formação

Escolha uma formação

Graduação presencial

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Graduação à distância - EAD

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos Técnicos

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Mestrados e Doutorados

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Especializações/MBA

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos de Idiomas e Educação Continuada

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.