Desenvolvimento do layout do site novo

Univates assina cessão de uso do prédio no campus de Encantado à Prefeitura

Por Colli Agência Criativa/Divulgação

Postado em 30/01/2024 07:24:59

Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Encantado

A Universidade do Vale do Taquari - Univates possui um campus em Encantado, que conta com um prédio de aproximadamente 3.116 m² e abriga, desde junho de 2016, o Centro de Estudos de Biogás e Energias Renováveis (Ceber), que integra os laboratórios do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates).

Na segunda-feira, 29, a Universidade e a Prefeitura de Encantado, por meio da reitora Evania Schneider e do prefeito Jonas Calvi, assinaram um contrato de cessão de uso do prédio localizado no bairro São José. A cerimônia ocorreu no Auditório Brasil do Centro Administrativo Municipal e contou com a presença do presidente da Fundação Univates, Ney José Lazzari, autoridades, professores e diretores de escolas de Encantado e comunidade em geral.

O objetivo da iniciativa é consolidar o município como referência nas áreas de educação e inovação no Vale do Taquari, otimizando o uso da infraestrutura pertencente à Univates. Para tanto, foi apresentado um pré-projeto, que pretende acelerar a transformação nas práticas pedagógicas do município. A intenção é que o prédio da Universidade, já nos próximos meses, dê lugar a um espaço dedicado à inovação na educação.

De acordo com a administração municipal, o local deve ser utilizado para capacitação de crianças, jovens e adultos. O prédio contará com nove espaços voltados a diferentes temáticas e áreas de atuação. A estimativa é de que sejam investidos R$ 5 milhões no projeto.

Colli Agência Criativa/Divulgação

Campus da Univates em Encantado conta com um prédio de aproximadamente 3.116 m²

Conheça os espaços previstos no projeto

1. Acelera Edu: espaço destinado ao desenvolvimento de ideias inovadoras para educadores, estudantes e empreendedores, com o objetivo de contribuir para a transformação da educação de Encantado.

2. Espaço Futurista - O Futuro é Melhor do que Você Imagina: espaço dedicado à imaginação, criatividade e raciocínio lógico, que visa a desenvolver atividades de maneira lúdica e criativa para a compreensão do pensamento computacional.

3. Espaço Digital: o espaço será um estúdio de produção de conteúdo multimídia, que desenvolverá atividades alinhadas ao ensino e à aprendizagem híbridos, incluindo gravação, edição e transmissão de conteúdos audiovisuais.

4. Cultura Maker - Mão na Massa: ambiente focado na cultura maker, no qual será possível criar, experimentar e construir, estimulando a criatividade e o fazer manual, conectando os estudantes com as demandas dos dias atuais.

5. Robótica e Modelagem - Espaço de prototipagem e criatividade: espaço destinado à reconstrução e criação, utilizando tecnologias com o objetivo de despertar um novo olhar para a criação.

6. Formação de Profissionais para a Indústria e Agro: espaço dedicado à formação da nova geração de colaboradores para as indústrias e empresas da região, com foco em habilidades tecnológicas, manuais e intelectuais, visando a acompanhar as transformações e a contribuir para os processos de inovação.

7. Empreendedorismo - Espaço para Desenvolver Empreendedores para Atuação em Rede e para Constante Aprendizado: espaço para o desenvolvimento de capacidades empreendedoras e implementação de novos modelos de negócio e soluções inovadoras, que poderão ser úteis para o desenvolvimento da economia local.

8. Prototipagem e Fabricação Digital: espaço equipado com impressora 3D e mesa de corte a laser, destinado à modelagem e produção de protótipos.

9. Escola de Professores: espaço dedicado à formação continuada de professores, visando a contribuir para a aprendizagem dos alunos e a aprimorar a performance dos professores em sala de aula. A iniciativa visa à excelência no ensino ofertado pela rede municipal.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram