Graduação

Estudante de Jornalismo da Univates participará do Geração Futura Juventudes 2024

Por Paul Einerhand - Unsplash

Postado em 30/11/2023 01:18:36

O projeto Geração Futura Juventudes é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho/Canal Futura, que oportuniza a estudantes de comunicação de todo o país uma imersão na produção televisiva educativa do Canal. Neste ano, 200 estudantes realizaram a inscrição e 36 foram selecionados para participarem de oficinas na sede do Futura, no Rio de Janeiro. Eduarda Lima Severo, moradora de Carlos Barbosa e acadêmica do 4º semestre do curso de Jornalismo da Universidade do Vale do Taquari - Univates, é uma das selecionadas para o Geração Futura Juventudes 2024.

As oficinas presenciais acontecem de 22 de janeiro a 2 de fevereiro. Durante as atividades, os estudantes vão aprender na prática conceitos e técnicas de produção televisiva, além de gravar peças para exibição no Canal Futura. Depois da etapa presencial, os participantes ainda devem desenvolver um interprograma (roteiro, gravação e edição) com apoio das instituições parceiras e acompanhamento a distância por profissionais da Fundação Roberto Marinho/Canal Futura.

Arquivo Pessoal

Para Eduarda, o projeto engrandece o estudante tanto do ponto de vista profissional quanto do pessoal. “Com certeza será uma troca cultural muito significativa porque envolve estudantes de todas as regiões do Brasil. E também será a oportunidade de conhecer o Rio de Janeiro e viajar de avião pela primeira vez. Estou muito animada e feliz por ter sido selecionada”, conta.

A estudante conheceu o projeto durante a Semana Acadêmica da Economia Criativa e reforça que o incentivo dos professores e o contato com colegas que já participaram do Geração Futura foram determinantes para decidir pela inscrição.

“Em outras oportunidades não me inscrevi em projetos que a gente tem à disposição no nosso curso, por ter um certo receio de talvez não estar preparada. Mas acho que nunca estamos 100% preparados, né? Este ano eu quis me inscrever em todas as oportunidades. A gente tem que tentar mesmo, e muitas vezes a gente se surpreende com o resultado, como foi desta vez”, destaca.

Eduarda já trabalha na área de comunicação, com fotografia, mas acredita que a experiência com a televisão será importante para conhecer novas possibilidades e aprender como é o processo de produção do que as pessoas veem através da tela. “É uma experiência para entender qual será minha relação com o audiovisual”.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram