Projeto diploma sétima turma de clowns da Univates

Por Divulgação

Postado em 30/11/2023 01:13:22

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Divulgação

Na sexta-feira, 24 de novembro, aconteceu mais uma formatura de voluntários do projeto de extensão Clown - E Seu Sorrir!?, da Universidade do Vale do Taquari - Univates, no Auditório do Prédio 11. Desta vez foram 19 novos doutores clowns graduados.

Esta é a sétima turma diplomada pelo projeto, que iniciou suas atividades no final do ano de 2015. Hoje o projeto conta com 40 voluntários, que atendem no Hospital São José, de Arroio do Meio. Em 2024 atenderão também na FundeF - Fundação para Reabilitação das Deformidades Crânio Faciais e Reabilitação Auditiva. Os doutores clowns participam de diversos eventos que tenham a saúde como foco.

As inscrições para novas turmas, assim como as capacitações, ocorrem no segundo semestre de cada ano, sendo obrigatória a presença dos voluntários nas 10 oficinas realizadas nos sábados de manhã.

Divulgação

O projeto Clown - E seu sorrir!? propõe aos estudantes dos diferentes cursos de graduação uma forma não invasiva, afetiva e alegre de promover cuidados em saúde. Parte do pressuposto de que o clown troca a dor pelo riso, um estado de transformação no qual a arte e o humor, aliados à terapia convencional, podem desencadear um processo de tratamento artístico e humanizado ao paciente.

A coordenadora do projeto e também coordenadora do curso de Farmácia da Univates, professora Marinês Pérsigo Morais Rigo, conta que a troca de experiências não atinge apenas quem o projeto alcança, mas também o voluntário, que desenvolve empatia, autoestima e bem-estar.

Divulgação

“Por menor que seja o tempo de atuação do doutor-palhaço, o sorriso e a esperança que surgem no olhar do outro, na interação com as pessoas, sendo esta criança, adulto ou idoso, é algo singular e emocionante”, explica Marinês. “Perceber que pode levar o encantamento, a fantasia, a imaginação, o sonho, a curiosidade, a surpresa e a alegria às pessoas envolvidas é gratificante e faz com que seja possível enxergar além de si e alegrar-se à medida que contribui para a felicidade dos outros”.