Pesquisador da Univates embarca para Antártica em expedição científica

Por Reprodução/Wikimedia Commons/NASA

Postado em 28/11/2023 01:16:15

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Artur Dullius

O professor e pesquisador na Universidade do Vale do Taquari - Univates André Jasper embarcou, no último dia 23 de novembro, em uma missão científica à Antártica como parte do projeto Paleoantar do Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e do projeto Paleoclima da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos.

O pesquisador retorna ao continente exatamente 30 anos após a primeira  expedição ao local, realizada em 1993, quando era Bolsista de Iniciação Científica. Jasper, que trabalha com os temas da Paleobotânica e Paleoambientes, lidera o laboratório de Paleobotânica e Evolução de Biomas do Museu de Ciências da Univates, e é vinculado aos cursos de Ciências Biológicas e ao Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento.

Divulgação

A expedição, denominada Operantar 42, tem como foco a coleta de fósseis de plantas na Ilha James Ross, visando estudos que contribuirão para o avanço da ciência e também para aprimorar o entendimento sobre as paleofloras de Gondwana (grande continente que incluía a maior parte das zonas de terra firme que hoje constituem os continentes do Hemisfério Sul) e o impacto dos paleoincêndios vegetacionais no Cretáceo.

Lucas George Wendt

Jasper destaca que um dos objetivos da expedição é estimular futuros pesquisadores e estudantes. Durante sua permanência na Antártica, que se estenderá de 23 de novembro de 2023 a 27 de janeiro de 2024, o pesquisador estará acampado na Ilha James Ross com um grupo de cientistas de diferentes instituições do Brasil.

Saiba mais sobre as pesquisas em paleobotânica realizadas na Univates

O Laboratório de Paleobotânica e Evolução de Biomas do Museu de Ciências da Univates, idealizado por Jasper, foi criado em agosto de 1995, integrando coleções de amostras de fitofósseis e de herbário. Desde então, ao Laboratório, estão vinculadas pesquisas em diferentes níveis de formação acadêmica. O trabalho realizado no local conta com colaboradores internacionais.

Reprodução/Google Earth