Extensão, Vale do Taquari

Projetos de extensão e Museu de Ciências Univates participam da Feira do Conhecimento, Cultura e Arte, de Capitão

Por Andréia Spessatto De Maman

Postado em 18/07/2023 15:22:54

Os projetos de extensão Planetário Univates: divulgação científica e Astronomia ao alcance de todos e Robótica Educacional e o Museu de Ciências Univates (MCN) participaram da Feira do Conhecimento, Cultura e Arte, realizada no dia 13 de julho, em Capitão. O evento teve como público-alvo cerca de 450 alunos de três escolas do município, além dos familiares dos estudantes.

Conforme o secretário de Educação, Cultura e Esporte de Capitão, Felipe Lorenzon, o objetivo da Feira é despertar a criatividade e as potencialidades de cada aluno, além do gosto pelas ciências, cultura e arte. “É um momento em que os alunos têm liberdade para criar dentro de suas áreas de interesse e sob a supervisão dos professores. É um espaço dinâmico em que conseguimos reunir outras atrações, como os projetos desenvolvidos pela Univates, que agregam muito à feira”, ressalta Lorenzon.

Andréia Spessatto De Maman

O projeto Planetário Univates realizou 12 sessões nas quais os participantes puderam conhecer as principais constelações de uma noite estrelada e se imaginar dentro de uma nave para viajar pelo espaço e ver de perto alguns planetas, cometas, asteroides, sondas, além de ter uma visão da Terra, vista do espaço. Mais de 350 pessoas, principalmente estudantes, vivenciaram a experiência. O Planetário é coordenado pela professora Andréia Spessatto De Maman e conta com o apoio de três bolsistas do projeto.

Já o projeto Robótica Educacional levou kits robóticos Lego, um Bajinha, três pistas e uma rampa de competição para o evento. O público pôde interagir com os robôs e controlar alguns deles para subir em rampas ou desviar de obstáculos. As atividades foram conduzidas pelo professor Alexandre Stürmer Wolf e pelo bolsista José Buzatta.

O Museu de Ciências emprestou algumas de suas exposições itinerantes para a programação do evento: Matrizes Energéticas: uma conexão entre o ambiente e a sociedade; Lixos Modernos; O Mundo Rastejante das Serpentes; e Planeta das Formigas.

O MCN disponibiliza exposições itinerantes, que podem ser levadas para diferentes locais na condição de empréstimo. Mais informações podem ser obtidas no site.

Sobre os projetos de extensão

Planetário Univates: o projeto objetiva explorar e divulgar temas ligados à Astronomia, por meio de oficinas, sessões de observação do céu com telescópio e sessões de projeção em um planetário móvel. Com foco na Educação Básica e no público em geral, são abordados temas como fenômenos astronômicos, Sistema Solar, astros celestes, mitos e histórias das constelações, entre outros. Para agendar uma atividade, basta enviar e-mail para planetario@univates.br.

Robótica Educacional: o projeto promove a utilização da robótica como apoio educacional às escolas dos Vales do Taquari e Rio Pardo. Por meio de oficinas práticas e aplicadas, o projeto visa a aperfeiçoar as habilidades dos estudantes da graduação e a despertar o interesse dos alunos da Educação Básica pelas ciências exatas e tecnológicas aplicadas com atividades práticas e lúdicas. Escolas de Ensino Médio interessadas em agendar uma oficina podem enviar e-mail para robotica@univates.br.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Escolha uma formação

Graduação presencial