Pesquisa da Univates caracteriza ácaros em plantações de maçãs do RS, SC e PR

Por Timotheu Frobel - Unsplash

Postado em 04/01/2023 11:28:02

A produção de maçã no Brasil está concentrada nos três estados da região Sul do país. É uma cultura de grande importância econômica para a região, pois possui características típicas e clima favorável para seu desenvolvimento. As plantações de maçãs são geralmente suscetíveis à infestação de populações de ácaros. Entretanto, levantamentos recentes de espécies de ácaros associados à macieira são escassos.

Uma pesquisa realizada por investigadores da Universidade do Vale do Taquari - Univates analisou a distribuição de ácaros em plantações de maçãs do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná. O objetivo da pesquisa foi preencher essa lacuna de informações analisando a abundância e a composição de espécies em três cultivares de macieira na região sul do Brasil.

Os resultados

Foram avaliados 94 pomares de macieira (43 do tipo Gala, 40 do tipo Fuji e 11 do tipo Eva), em 19 municípios. Foram amostradas 20 plantas de cada pomar, sendo coletadas quatro folhas de cada planta, totalizando 80 folhas por pomar e cerca de 7,5 mil folhas no total. Os ácaros foram triados e identificados no Laboratório de Acarologia da Univates.

Os autores do estudo

Os dados foram analisados usando o software R, que permite análises estatísticas. Foram identificados 4.909 espécimes de ácaros, pertencentes a oito espécies e seis gêneros diferentes, dos quais 1.833 foram classificados como fitófagos, 1.758 como predadores e 1.318 como generalistas.

A espécie fitófaga mais abundante foi Aculus schlechtendali (33,55%), seguida do predador Neoseiulus californicus (33,14%) e do generalista Tarsonemus (Tarsonemus) sp. (23,99%). A abundância foi semelhante entre as cultivares Eva e Fuji. No entanto, essas cultivares diferiram em composição, assim como Eva e Gala.

O número médio de ácaros encontrados em Santa Catarina e Rio Grande do Sul foi semelhante, embora o Paraná tenha apresentado um número maior. A composição de espécies também diferiu entre os três estados avaliados.

Considerando a importância da produção de maçã na região Sul do Brasil, estudos sobre a composição e abundância de espécies são importantes, visando a monitorar potenciais organismos causadores de danos à cultura e predadores associados.

O estado que apresentou maior abundância de ácaros foi PR, seguido de SC e RS. O principal fitófago encontrado nos três estados foi o Aculus schlechtendali, com maior ocorrência no PR e SC, enquanto o predador mais abundante foi N. californicus no RS e SC.

Possibilidades futuras de pesquisa

A Univates é um polo de pesquisas na área da acarologia no Brasil, e outros estudos sobre a relação entre ácaros e macieiras devem ser realizados.

Os pesquisadores identificaram que, embora haja proximidade entre os três estados, faltam levantamentos recentes de espécies de ácaros associados à macieira no Brasil, visando ao monitoramento de espécies potenciais que possam causar danos à cultura, bem como espécies que possam ser controladores biológicos e estão associados à cultura.

Os problemas causados pelos ácaros tetraniquídeos e eriófidos têm aumentado, provavelmente devido ao rompimento do equilíbrio entre fitófagos e ácaros predadores causados por pesticidas. A produção de maçã na região Sul do Brasil é relevante, pois a economia depende significativamente dessa cultura.

É importante manter esse cultivo monitorado nessa região para acompanhar possíveis mudanças na abundância e composição das espécies encontradas. Estudos visando ao monitoramento de espécies que possam causar danos à cultura e predadores associados são importantes, assim como o planejamento de medidas de manejo, evitando a ocorrência de perdas econômicas na produção.

Detalhes da pesquisa

O estudo na íntegra pode ser acessado no periódico Systematic and Applied Acarology. A pesquisa é de autoria de Darliane Evangelho Silva, Joseane Moreira do Nascimento, Aline Marjana Pavan, Luiz Liberato Costa Corrêa, Gabriel Lima Bizarro, Júlia Jantsch Ferla, Maicon Toldi, Liana Johann e Noeli Juarez Ferla.

A pesquisa contou com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Embrapa – Estação Experimental de Fruticultura de Clima Temperado - Vacaria (RS). Os professores da Univates Juarez Ferla e Liana Johann recebem bolsa de pesquisa em produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Escolha uma formação

Graduação presencial