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Extensão

Raciocínio lógico e criatividade são fomentados em projeto de extensão realizado pela Univates

Por Tuane Eggers

Postado em 04/01/2023 11:24:28


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Tuane Eggers

O Projeto de extensão “Olimpíada Matemática: fomentando o raciocínio lógico” tem como objetivo desenvolver o raciocínio lógico e a criatividade de estudantes da região do Vale do Taquari. Essas são características essenciais no processo de resolução de problemas de diversas áreas do conhecimento, despertando nos envolvidos, estudantes e público em geral, o gosto pelo conhecimento científico e contribuindo para um aprendizado menos burocrático e mecânico, a partir do enfoque das competições para além de, simplesmente, a realização de uma prova. 

As ações que derivam dele são desenvolvimento de oficinas de raciocínio lógico de forma virtual ou presencial, que se configuram como oportunidade de ensino e de aprendizagem. O intuito não é somente a resolução de problemas e desafios, mas a problematização de curiosidades e temas matemáticos que evidenciam que a Matemática não é uma Ciência pronta e acabada, fomentando o interesse e a curiosidade pela área das Ciências Exatas. 

A outra é a divulgação de desafios para professores e estudantes de escolas, bem como para o público em geral, com o intuito de fomentar o desenvolvimento do raciocínio lógico e o gosto por desafios, por meio de postagens no perfil no Instagram da Extensão Acadêmica da Univates

Natalia Nissen

Premiação da Olimpíada em 2022

Premiação da Olimpíada em 2022

A terceira ação que deriva do projeto é a Olimpíada Matemática Univates, que, em 2022, esteve na 24ª edição e foi realizada no dia 19 de outubro, com provas aplicadas nas escolas participantes. Atuam no projeto quatro professoras e duas bolsistas. Na Prova da Olimpíada de Matemática da Univates é necessário que os alunos apresentem a resolução de todas as questões. Tais resoluções são analisadas com o intuito de obter indicativos para a elaboração da prova do ano seguinte.

O público-alvo das oficinas são alunos da Educação Básica desde o 4º ano do Ensino Fundamental. As provas da Olimpíada são destinadas aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. Participam escolas da região do Vale do Taquari e algumas de fora do Vale.

Em 2021 ocorreu a participação de 75 alunos de três escolas em oficinas. Na prova da 23ª Olimpíada Matemática da Univates, participaram 2.705 alunos de 45 escolas. Em 19 de outubro de 2022 aconteceu a 24ª edição da Olimpíada, que contou com a participação de 1.850 alunos dos Ensinos Fundamental e Médio de 55 escolas do Vale do Taquari e de regiões próximas.

Resultados

A Universidade espera que as ações propostas contribuam para o desenvolvimento da autonomia, da criatividade, do espírito investigativo e do raciocínio lógico dos sujeitos envolvidos. Além disso, que incentivem os professores a levar para a sala de aula questões desafiadoras, que despertem nos estudantes o interesse em resolver problemas matemáticos utilizando estratégias diferenciadas, e não apenas o uso de fórmulas.

As ações do projeto têm como premissa a realização de atividades em grupos - a prova pode ser realizada em duplas e os desafios das oficinas presenciais são realizados em pequenos grupos -, o que acaba fomentando habilidades como interagir entre pessoas, comunicar(-se), organizar(-se), liderar, escrever, argumentar, trabalhar em grupo e perceber a diversidade de saberes que emergem nas relações com as comunidades. 

A resolução de desafios requer atenção e interpretação da situação, persistência no momento da resolução, criatividade para o uso de estratégias diferenciadas. Essas habilidades – interpretação, atenção, criatividade, persistência – são importantes na formação do estudante como pessoa e profissional. 

Notou-se, no decorrer das ações, envolvimento dos participantes, criatividade na resolução de problemas, uso de estratégias diferenciadas e dedicação na resolução das tarefas. Com base nesse resultado, pode-se inferir que as ações estão auxiliando no desenvolvimento do raciocínio lógico e, consequentemente, na melhoria do ensino de matemática na Educação Básica. 

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