+Ação, Extensão

Alunos de escolas de Lajeado pintam renas na ação Adote uma Rena Natalina, do Natal do Coração

Por Divulgação

Postado em 25/11/2022 10:02:41

Alunos das escolas públicas de Lajeado participam da ação Adote uma Rena Natalina, realizando pinturas artísticas nas renas da decoração da Aldeia do Noel, no Parque Professor Theobaldo Dick. A iniciativa faz parte da programação do Natal do Coração, evento realizado pela Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer (Secel), que conta com a parceria da Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio do projeto de extensão Interarte.

O projeto articulou voluntários extensionistas, artistas regionais e escolas do município para despertar a magia do Natal nas crianças. As pinturas, que têm como tema “Natal Encantado”, iniciaram no dia 8 de novembro.

A primeira rena foi pintada por alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Capitão Felipe Dieter, do bairro Imigrante. A artista voluntária Elisete Colombo Lazzari criou a arte, que foi executada por nove alunos da turma do 5º ano da escola, com auxílio de estudantes voluntários da Univates. A artista aplicou moldes com fita para que as crianças usassem como guia para pintar as renas com cores primárias e também para criar novas cores a partir da mistura de tintas. Outra rena foi customizada por uma turma de 46 alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Manuel Bandeira, sob a coordenação do artista voluntário Lucas Nunes.

Conforme os extensionistas, durante as ações, observou-se que os alunos estavam empolgados para desenvolver o trabalho. As crianças relataram que a experiência foi especial e diferente da rotina da sala de aula. Os alunos também demonstraram orgulho do resultado das intervenções artísticas, que ficarão expostas na Aldeia do Noel para visitação do público e das escolas, que organizarão um passeio com as turmas.

Também participam da iniciativa alunos da Emef Guido Arnoldo Lermen, Emef São Bento, Emef Vida Nova, do Colégio Sinodal Gustavo Adolfo e Colégio Madre Bárbara. Os artistas envolvidos são Eduardo Wart, Elisete Colombo Lazzari, Gin Arts, Luísa Wathier, Lucas Nunes, Lucas Baldissera e Maiara Cristina Bauer.

Interarte

O projeto de extensão Interarte promove a inserção da arte no ambiente escolar e incentiva novas aprendizagens para crianças e adolescentes de escolas de Lajeado e de outros municípios do Vale do Taquari. É coordenado pelos professores Simone Heineck Tavares e Augusto Alves e conta com a participação da bolsista Andressa Eckert e de outros estudantes voluntários.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Escolha uma formação

Graduação presencial