Estudantes participam de plano-piloto de concurso de programação

Por Tamara Bischoff

Postado em 26/06/2013 20:41:35

Com o objetivo de proporcionar uma atividade lúdica envolvendo a lógica de programação, a disciplina de Algoritmos e Programação, ministrada pelo professor Pedro Antônio Madeira de Campos Velho, contou com uma ação diferenciada na última sexta-feira, dia 21. Estudantes dos cursos de Sistemas de Informação, Engenharia da Computação e Redes de Computadores da Univates participaram de um plano-piloto de um concurso de programação.

Conforme o professor Pedro, a ideia surgiu para motivar os acadêmicos a estudar de forma mais autônoma. “O espírito de competição saudável, onde eles trabalham em equipe, é uma experiência que trabalha diversos aspectos da vida profissional cotidiana, como organização, escolha de estratégia, prazos, entre outros”, explica. Os participantes foram divididos em equipes e resolveram cerca de dez problemas. O objetivo foi resolver o maior número de problemas no menor tempo possível. No final da atividade, a equipe melhor classificada recebeu um prêmio.

Durante a competição, os participantes poderiam apenas tirar dúvidas por meio de um programa, enquanto o placar da competição era transmitido de forma simultânea. “Os problemas poderiam ser resolvidos de forma aleatória. Assim, os estudantes tendiam a se concentrar antes nos que consideravam mais fáceis. Porém, quando viam no placar que outros problemas já haviam sido resolvidos, costumavam tentar aqueles também”, salienta o professor.

Na atividade, cada equipe defendeu a bandeira de um país. De acordo com Pedro, em uma hora de concurso diversos grupos já haviam submetido soluções, porém nenhuma correta. “Faltando apenas cinco minutos para o final do concurso, a equipe que defendia a bandeira do Canadá resolveu um segundo problema, assumindo a liderança. O concurso terminou às 22h15min e a equipe campeã recebeu o merecido prêmio”, conta.

Na última terça-feira, as equipes reuniram-se com o professor em sala de aula para discutir as impressões da atividade. Na ocasião, conversaram sobre os problemas e elegeram os mais fáceis e mais difíceis. “Na minha opinião pessoal, os alunos cresceram muito com a experiência. Foi emocionante”, completa o professor. A atividade pode dar origem a um projeto de extensão para a realização de um concurso de programação semestral na Univates.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação