Mostra de Iniciação Científica apresenta trabalhos de estudantes de Educação Física

Por Tuane Eggers

Postado em 18/06/2013 16:17:23

Teve início na manhã desta terça-feira, dia 18, a I Mostra de Iniciação Científica dos Cursos de Educação Física Licenciatura e Bacharelado da Univates. A programação prossegue durante o turno da noite desta terça e desta quarta-feira, dia 19. O evento busca proporcionar espaço de apresentação de trabalhos científicos, estimular a pesquisa e valorizar a participação acadêmica.

Conforme o coordenador do curso de Educação Física Bacharelado e um dos organizadores do evento, professor Leonardo de Ross Rosa, a atividade busca introduzir os estudantes no meio da pesquisa acadêmica, possibilitando que tenham suas primeiras experiências nessa área. “Além de compartilhar conhecimentos, eles estão ampliando o seu campo de visão perante à profissão”, salienta.

Todos os trabalhos apresentados foram desenvolvidos neste semestre, em disciplinas ou de forma autônoma, sob orientação dos professores. Uma das apresentações foi a da estudante Indianara Gonçalves, que realizou um estudo de caso na Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (Cures). Sua pesquisa intitulada “Estudo de caso com aplicação do Teste TGMD-2” abordou o desenvolvimento motor de um menino de dez anos.

No estudo, Indianara utilizou o método TGMD-2 (um teste voltado a crianças de três a dez anos de idade) para avaliar o desenvolvimento motor da criança enquanto ela realizada alguns exercícios. “A conclusão que chegamos é que ele está com seu desenvolvimento abaixo da média, é como se seu desenvolvimento fosse de uma criança de cinco anos”, explicou ela. Um dos fatores apontados pela estudante é o meio em que ele vive, sem muitos exercícios físicos. Além disso, conforme Indianara, também envolve uma questão fisiológica e estímulos precários na infância.

A programação é gratuita e aberta a todos os interessados. Inscrições podem ser feitas pelo site www.univates.br/eventos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5583.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação