Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Visita de portugueses reforça parceria para mobilidade acadêmica e programas educacionais

Por Tamara Bischoff

Postado em 14/06/2013 14:26:42


Compartilhe

A Univates recebeu, nesta quinta e sexta-feiras, dias 13 e 14, a visita do presidente do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), de Portugal, Nuno André Oliveira Mangas Pereira, e do diretor da Escola de Educação e Ciências Sociais do IPL, Rui Manuel Neto e Matos. O objetivo do encontro foi reforçar a parceria com a Univates, mantida há 11 anos, e prospectar novas possibilidades de mobilidade acadêmica e programas educacionais entre as instituições.

No dia 13, os visitantes participaram de um tour guiado pelo Câmpus Lajeado, e à noite, de um jantar de confraternização que reuniu os membros da Reitoria da Univates, diretores de Centro, professores e alunos que já estiveram no IPL. Na ocasião, a gerente da Assessoria para Assuntos Interinstitucionais e Internacionais (AAII) da Univates, Viviane Bischoff, ressaltou o momento de comemoração de uma longa e próspera parceria. “Parceria é a reunião de pessoas por um interesse comum. Nosso interesse, como instituições, é a construção de um mundo melhor por meio da educação, formando cidadãos melhores, capazes de transformar o mundo”, afirmou.

Na sequência, o presidente do IPL, Nuno André Oliveira Mangas Pereira, ressaltou que a parceria com a Univates é a mais antiga e significativa para o Instituto, acrescentando que as relações de amizade também favorecem esse bom relacionamento entre as universidades. “Como presidente do IPL, me sinto realizado ao ver as coisas acontecerem dessa maneira”, disse.

Em seu pronunciamento, o reitor da Univates, Ney José Lazzari, relembrou o início dos contatos com a instituição portuguesa e fez um agradecimento especial a todas as pessoas que trabalharam para que isso acontecesse. “Essas relações extrapolam os aspectos institucionais. Sem dúvida, o intercâmbio muda a vida das pessoas, e essas experiências de mobilidade acadêmica têm sido enriquecedoras”, destacou.

Na manhã desta sexta, dia 14, ocorreu uma reunião para discutir possibilidades de novas ações de parceria entre as duas instituições, incluindo intercâmbio de alunos e professores, projetos na área de graduação e pós-graduação. Na oportunidade, diretores de Centro e Reitoria apresentaram suas áreas de atuação e discutiram possíveis ações a serem desenvolvidas para ampliar a relação das instituições. Entre as propostas que serão estudadas estão editais da Capes que proporcionam a vinda de professores portugueses para lecionar no Brasil durante um período; oportunidades de mestrados conjuntos na modalidade “sanduíche”; interação entre as comunidades nas quais estão inseridas as instituições; realização de eventos em conjunto; cursos a distância entre outros.

No encerramento da reunião, o presidente da universidade de Leiria reforçou o convite para que os representantes da Univates visitem aquela instituição. “O IPL está de portas abertas para recebê-los. Será sempre um prazer tê-los conosco”, afirmou Pereira.

 

 

Texto: Tamara Bischoff

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar

Escolha uma formação

Escolha uma formação

Graduação presencial

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Graduação à distância - EAD

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos Técnicos

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Mestrados e Doutorados

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Especializações/MBA

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos de Idiomas e Educação Continuada

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.