Museu de Ciências Naturais promove mostra sobre flores e polinizadores

Por Tuane Eggers

Postado em 10/06/2013 10:04:43

A polinização é vital para a vida na Terra, mas quase nunca vista pelo olho humano. Este é o tema da nova exposição do Museu de Ciências Naturais da Univates - “Flores e polinizadores: manutenção da vida” -, que pode ser conferida até o fim do mês de julho. A mostra gratuita apresenta estruturas florais e animais polinizadores, como aves, mamíferos e insetos.

O objetivo da exposição é conscientizar a comunidade sobre a importância dos animais polinizadores para o equilíbrio ecológico. Os morcegos, por exemplo, são vistos atualmente como pragas a serem combatidas. Porém, uma das espécies, o morcego beija-flor, é responsável pela polinização de diversas plantas (uma delas, inclusive, depende exclusivamente desta espécie para ser polinizada).

Conforme a coordenadora do Museu, Miriam Kronhardt, existe uma relação ecológica muito importante entre polinização e alimentos. Frutas e grãos, por exemplo, necessitam muito da polinização para se desenvolverem. E é justamente isso que a exposição busca ensinar, por meio da mostra de animais como beija-flor, morcego beija-flor e diversos insetos, além de réplicas de flores e inflorescências elaboradas pela equipe do local.

Escolas interessadas em visitar a exposição podem entrar em contato pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5504, ou pelo e-mail mcn@univates.br. Demais interessados podem visitar o local sem agendamento prévio, de segunda a sexta-feira, durante os três turnos. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.univates.br/mcn.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação