Professora da Univates colabora com a Revista Saúde

Por Ana Paula Vieira Labres

Postado em 07/06/2013 04:20:16

Na Revista Saúde, um impresso de circulação nacional, do mês de maio, a professora de Ciências Biológicas da Univates Claudete Rempel foi uma das entrevistadas na matéria “Fitoterápico - quando vale a pena”.

Conforme a professora, o repórter Diogo Sponchiato, da Revista Saúde, a contatou para saber informações sobre o artigo “Perfil dos Usuários de Unidades Básicas de Saúde do Vale do Taquari: fatores de risco de diabetes e utilização de fitoterápicos”, publicado na revista ConScientiae Saúde, de São Paulo, e sobre o potencial terapêutico do chá de pata-de-vaca para o controle do diabetes.

“A pesquisa que desenvolvemos teve o objetivo de verificar o efeito terapêutico do chá da Bauhinia forficata (pata-de-vaca), uma vez que a planta é uma das 71 listadas pela Relação Nacional de Plantas Medicinais (Renisus), e serve como fonte de pesquisa para transformação em fitoterápico, a ser prescrito pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica Claudete.

O grupo de pesquisa, composto por nutricionistas, biólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, biomédicos, realiza os trabalhos com pessoas diabéticas (tipo 2), usuárias de Unidades Básicas de Saúde de Lajeado, Estrela, Teutônia, Travesseiro, Encantado e Roca Sales. A pesquisa observou que o chá de pata-de-vaca não produz efeitos colaterais, porém seu consumo como única forma de terapia não reduz os níveis glicêmicos de forma significativa.

Durante o trabalho, dificuldades foram encontradas como a adesão de voluntários para utilizar o chá da forma indicada; falta de continuidade no tratamento e de confiabilidade na dieta. “Porém, fizemos várias análises bioquímicas e nenhuma demonstrou algum efeito tóxico ao organismo dos participantes, mas o índice glicêmico e a hemoglobina glicada não variaram significativamente antes e após a utilização do chá”, ressalta a professora.

Atualmente, a equipe da Univates trabalha com a produção controlada, através de micropropagação, estaquia e outras formas, para o posterior estudo dos extratos da pata-de-vaca, para se avaliar qual a quantidade, tempo e a melhor forma de utilização desta planta.

Escolha uma formação

Graduação presencial