Palestra na Univates marca o Dia Internacional do Meio Ambiente

Por Ronaldo Ely Rempel

Postado em 06/06/2013 02:23:27

Esteve na Univates, na noite da última quarta-feira, dia 5, o professor Paulo Brack, do Departamento de Botânica da UFRGS, ministrando palestra sobre “O modelo energético e a biodiversidade”. A atividade foi realizada para comemorar o Dia Internacional do Meio Ambiente e contou com presença de estudantes dos cursos de Ciências Biológicas e de Engenharia Ambiental, que lotaram o auditório do Prédio 11.

O palestrante propôs aos estudantes uma reflexão sobre a situação do meio ambiente local e sua biodiversidade, ressaltando a ação humana na modificação da natureza. Além disso, opinou sobre a legislação ambiental vigente no Brasil que, segundo ele, é bem elaborada, mas pouco colocada em prática.

Dados apresentados pelo professor alertaram para a grande quantidade de rios represados no estado para a geração de energia, colocando diversas espécies de animais e plantas à beira da extinção. “Hoje, no estado do Rio Grande do Sul, cerca de apenas 2,6% do território são áreas de preservação ambiental, e pouco se faz para que essas sejam ampliadas”, ressaltou.

A palestra teve como objetivo promover uma discussão científica sobre a problemática dos empreendimentos hidrelétricos, além de alternativas para geração de energia, integrando a programação da Semana do Meio Ambiente da Univates.

Texto: Ronaldo Ely Rempel

Escolha uma formação