Univates sedia competições estaduais de natação

Por Tuane Eggers

Postado em 24/05/2013 19:12:13

Neste sábado, dia 25, a piscina do Complexo Esportivo da Univates sediará a primeira etapa do Circuito Gaúcho Vinculados de Natação, organizado pela Federação Gaúcha de Desportos Aquáticos. Na ocasião, serão recebidos cerca de 150 atletas de natação de todo o estado.

Participarão dez equipes das cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Santa Maria, Gramado e Lajeado, sendo a equipe da Univates a única representante do Vale do Taquari e do interior do estado. Participam da competição somente atletas menores de 25 anos, integrantes de equipes que são vinculadas à Federação Gaúcha de Desportos Aquáticos.

As provas terão início às 10h30min, com final previsto para as 13h30min. O aquecimento dos atletas ocorrerá às 9h30min. Nesta etapa, os atletas participarão de provas dos estilos Livre e Costas. Ao longo do ano, ocorrerão as demais etapas na cidade de Santa Maria (Clube Recreativo Dores), onde ocorrerão provas de nados Livre e Peito, e na cidade de Novo Hamburgo (Colégio Santa Catarina), com provas de nados Livre, Borboleta e Medley.

No último sábado, dia 18, a piscina da Univates sediou a segunda etapa do Circuito Gaúcho de Natação Master, que contou com a participação de aproximadamente 260 atletas maiores de 20 anos. O evento, também organizado pela Federação Gaúcha de Desportos Aquáticos, contou com a participação de 15 equipes de todo o estado e um público de mais de 400 pessoas.

A equipe de natação master da Univates participou da competição e conquistou o total de 23 medalhas. Para a técnica da equipe, Taís Prinz Cordeiro, esse excelente resultado, conquistado com afinco pelos atletas, demonstra o reflexo de um trabalho sério, realizado com o envolvimento da equipe nos treinos, o acompanhamento de diversos profissionais na preparação física dos atletas (piscina e academia), avaliações físicas e demais atividades que complementam o processo de formação desses atletas.

No Circuito Gaúcho de Natação Master, os nadadores são divididos por faixa etária de cinco em cinco anos, iniciando na categoria de 20 anos até a de 85 anos. Cada atleta pode participar, no máximo, de duas provas individuais e uma de revezamento. Com a classificação dos atletas, as equipes acumulam pontos, somados ao final das quatro etapas do circuito.

A primeira etapa do Circuito Gaúcho de Natação Master ocorreu no Grêmio Náutico União (Porto Alegre), onde a equipe da Univates conquistou 11 medalhas. A terceira etapa ocorrerá, em agosto, na piscina da Ulbra (Canoas), e a quarta etapa, em setembro, na piscina da UCS (Caxias do Sul).

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação