Congresso Estadual de Educação Física na Escola aborda desafios à prática pedagógica

Por Tuane Eggers

Postado em 16/05/2013 13:25:04

Nesta quinta-feira, dia 16, a Univates deu início ao II Congresso Estadual de Educação Física na Escola, que prossegue até esta sexta, dia 17. Organizado pelo curso de Educação Física, o evento tem como proposta qualificar professores por meio da promoção de um espaço para discussão e reflexão acadêmica e do fomento à apresentação de trabalhos científicos e relatos de práticas pedagógicas na área da educação física e afins.

Na abertura do evento, os participantes apreciaram a apresentação do estudante Pedro Augusto Rebelatto Willy, do Colégio Santa Clara do Sul, que tocou o Hino Nacional Brasileiro com gaita. Ele é o aluno mais jovem a ser alfabetizado em braile - aos quatro anos - no Vale do Taquari. Em seguida, na cerimônia oficial, o coordenador do curso de Educação Física – licenciatura, Derli Juliano Neuenfeldt, saudou todos os presentes e apresentou dados sobre o curso.

Para ele, o Congresso surge por uma demanda da comunidade acadêmica e dos professores de Educação Física. “Buscamos neste espaço proporcionar encontros de discussão e reflexão. O desafio é grande, mas teremos a oportunidade de repensar nossas práticas pedagógicas”, disse. O professor falou sobre os 47 trabalhos de pesquisa e relatos de experiência que foram inscritos no evento, oriundos de acadêmicos e professores de diversas universidades do país.

A diretora do Centro de Ciências Humanas e Jurídicas da Univates, professora Fernanda Brod, também falou sobre a relevância do evento para os professores da área. “Quando falamos em educação e educação inclusiva, estamos falando em direitos humanos. E quando falamos em direitos humanos em uma instituição que busca promover a humanização, falamos de uma temática que nos é muito cara”, ressaltou.

Em seguida, a coordenadora da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Marisa Bastos, destacou a importância de estabelecer um diálogo com o contexto em que os estudantes estão inseridos. “Certamente, este evento será um diálogo com a prática pedagógica realizada na escola”, enfatizou. A pró-reitora de Ensino da Univates, professora Luciana Fernandes, também falou sobre a importância de ter como norte a formação integral dos estudantes. “Esses dois dias serão de muita troca de conhecimentos e experiências, além dos trabalhos que serão apresentados que, mesmo sendo um congresso estadual, já transbordaram as barreiras do estado”, lembrou.

A mesa oficial do evento também contou com a presença da presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, Vera Regina Oliveira Diehl, e da coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Lajeado, Sandra De Mari.

Após, foi realizada a palestra “Educação Física Inclusiva: Diversidade Escolar”, ministrada pela mestre em Ciências do Movimento Humano e autora do livro “Jogando com as diferenças”, Rosilene Moraes Diehl. Ela iniciou a conversa falando sobre sua trajetória e sua experiência com o movimento de inclusão. “Hoje a inclusão não é mais uma opção, é uma necessidade. Não vou dizer que é fácil trabalhar com inclusão social, pois é difícil mesmo”, disse.

Segundo ela, a inclusão é um valor, não é apenas uma situação. “É algo que brota de dentro da gente, por isso se torna difícil de mudar algumas coisas”, ressaltou. Rosilene citou como exemplo a questão dos gêneros, o fato de ambos os gêneros sexuais estudarem juntos, o que, no passado, era inadmissível. “Hoje conseguimos lidar com essa diferença de uma forma natural”, alertou a palestrante, supondo que a inclusão é uma questão de tempo.

Na noite desta quinta-feira, ocorre a palestra “O que ensinar e aprender nas aulas de Educação Física escolar?”, ministrada pelo doutor Paulo Evaldo Fensterseifer, da Unijuí. Nesta sexta-feira, dia 17, serão realizadas sessões científicas, no turno da manhã, no auditório do Prédio 7. Já no turno da tarde, ocorrerá a mesa “Desafios da prática pedagógica em Educação Física escolar”, ministrada pelas professoras Marli Hatje e Maria Cecília Camargo Günther, da UFSM. Às 18h, para encerrar o evento, ocorrerá uma atividade cultural.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5583 ou 5363, ou pelo e-mail eventos@univates.br.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação