Univates presente em encontro nacional do Pibid

Por Guilherme Feijó CCS/Capes

Postado em 16/05/2013 13:24:57

A coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) Univates, Cristiane Hauschild Nicolini, está participando do 3º Encontro de Coordenadores do Pibid, que ocorre de 14 a 16 de maio, em Brasília. A abertura do evento foi realizada na terça-feira, dia 14, no edifício-sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Neste ano com o tema "Pibid: Investindo na ética, na excelência e na equidade de Formação de Professores do País", o encontro reúne cerca de 250 coordenadores.

Segundo a diretora de Formação de Professores da Educação Básica da Capes, Carmen Neves, o objetivo do encontro é unir forças em prol do crescimento e expansão do programa. "Os números do Pibid mostram o potencial de crescimento, de mudança e de formação que temos nas mãos. Esse é o momento de discutir, opinar e agir em prol do crescimento", explicou Carmen.

Em sua fala de abertura, Carmen citou ainda o crescimento quantitativo do programa, o qual passou de 3088 bolsas concedidas em dezembro de 2009 para mais de 49 mil bolsas em dezembro de 2012. "Até o final do ano atingiremos a meta de 75 mil bolsas. Esses números significam a mudança na educação brasileira, realizada por meio do investimento no professor e da valorização deste", completou.

O coordenador-geral de Programas de Valorização do Magistério da Capes, Helder Eterno, ressaltou a importância da atuação dos coordenadores do programa nas instituições. "O sucesso do programa também é resultado do empenho e da motivação de cada um de vocês, coordenadores, nas suas instituições", disse.

Participaram ainda da mesa de abertura do evento o diretor de Educação a Distância da Capes, João Carlos Teatini; a presidente do Fórum Brasileiro de Pró-Reitores de Graduação (ForGRAD), Ana Maria Santos Cabral; a diretoria de Currículos e Educação Integral do Ministério da Educação (MEC), Jaqueline Moll, além de representantes da Diretoria de Educação Básica da Capes. Durante o encontro, os presentes participam ainda de grupos de discussão, mesas-redondas, palestras e discussões.

Pibid

O Pibid é uma proposta de valorização dos futuros docentes durante seu processo de formação. Tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria de qualidade da educação pública brasileira.

O Pibid oferece bolsas de iniciação à docência aos estudantes de cursos de licenciatura que desenvolvam atividades pedagógicas em escolas da rede pública de educação básica; ao coordenador institucional que articula e implementa o programa na universidade ou instituto federal; aos coordenadores de área envolvidos na orientação aos bolsistas; e, ainda, aos docentes de escolas públicas responsáveis pela supervisão dos licenciandos. Também são repassados recursos de custeio para execução de atividades vinculadas ao projeto.

Fonte: Portal Capes - www.capes.gov.br

Escolha uma formação