Palestra aborda profissão de biomédico no ramo das análises clínicas

Por Tuane Eggers

Postado em 13/05/2013 13:20:18

Nesta segunda-feira, dia 13, teve início o VI Ciclo de Palestras da Biomedicina da Univates, que contou com a palestra “O profissional biomédico no ramo das análises clínicas”, ministrada pela biomédica Mariana Severiano Dias. O evento prossegue com mais três palestras, programadas para os meses de junho, setembro e novembro.

No início da noite, o coordenador do curso de Biomedicina, professor Jairo Hoerlle, deu as boas-vindas e agradeceu a presença de todos. Em seguida, a diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, professora Magali Grave, falou sobre a importância de promover a interdisciplinaridade, tanto nas aulas quanto nas atividades complementares. Após, a pró-reitora de Ensino da Univates, professora Luciana Fernandes, destacou que a sexta edição do evento mostra o empenho e a dedicação de todos os estudantes e professores.

Em seguida, Mariana iniciou sua palestra falando sobre sua trajetória. Atualmente, ela é coordenadora dos postos de colheitas de amostras no Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Ao trazer dados sobre o hospital, que possui 209 anos de história, salientou que são realizados 266 mil exames por mês no local. Em seguida, falou sobre a importância da participação de todos, em todas as etapas, para garantir a qualidade na entrega correta dos laudos.

A palestrante lembrou que as fases laboratoriais são divididas em três: a pré-analítica, a analítica e a pós-analítica. A primeira fase, por não ser automatizada, é a que conta com o maior percentual de erros, chegando a 60 a 70%. Mariana também falou sobre o sistema de correio pneumático que existe no hospital, fazendo com que as amostras sejam enviadas para o laboratório em cápsulas, sendo que o maior tempo é de 10 segundos.

Além disso, ela também destacou a importância de passar orientações adequadas a todos os pacientes, considerando possíveis dificuldades e todas as realidade sociais. “O tempo de liberação dos resultados é uma questão de qualidade que precisamos atender também”, complementou.

Palestras são gratuitas

O evento prossegue no dia 27 de junho, com a palestra “Uma questão de pele”, ministrada pelo biomédico Tiago Fontanive. Em seguida, no dia 4 de setembro, o assunto abordado será “Citogenética”, ministrado pela bióloga Mariluce Riegel e pela biomédica Rafaella Mergener. Já no dia 20 de novembro, o tema da palestra será “Perícia Criminal”, ministrada pelos farmacêuticos bioquímicos Carlos Lienert e Eduardo Ávila.

O objetivo da atividade é proporcionar aos acadêmicos conhecimento e atualização em áreas específicas da Biomedicina. As palestras são gratuitas e abertas à comunidade. Inscrições podem ser efetuadas em www.univates.br/eventos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5902.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação