Univates presente em encontro de universidades parceiras do Canal Futura

Por Humberto Teski

Postado em 07/05/2013 09:11:09

O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional da Univates e presidente da Fundação Oswaldo Carlos (FOC), João Carlos Britto, e o coordenador da TV Univates, Sandro Kirst, participaram, na última sexta-feira, dia 3, do VI Encontro Nacional de Reitores e Dirigentes das Universidades Parceiras do Canal Futura, realizado na Fundação Roberto Marinho, no Rio de Janeiro. O objetivo do evento foi discutir formas de cooperação e projetos entre as universidades e o Canal Futura visando à melhoria do ensino do país.

Na ocasião, foram apresentadas considerações curriculares sobre o curso de Jornalismo para o Ministério da Educação (MEC) e debatidos aspectos da produção da TV Futura, bem como possibilidades de inter-relação com as TVs parceiras. Além disso, foi realizado um estudo e uma avaliação detalhada da grade da TV Futura e apresentada pesquisa sobre públicos de audiência e suas características socioeconômicas.

Foram realizadas, ainda, discussões sobre aspectos técnicos e operacionais, com vistas à implementação da TV digital em todo o país. Conforme o professor Sandro Kirst, além do contato direto com a estrutura e colaboradores da TV Futura, o encontro proporcionou contatos com outras instituições e TVs ligadas ao Canal, bem como, com a Associação Brasileira de TVs Universitárias (ABTU), que esteve representada pelo seu presidente, Fernando Moreira, da UNIVAPTV.

Além de importante para os acadêmicos de Comunicação Social da Univates, por representar oportunidades de novas experiências de aprendizado profissional, o fortalecimento dessa parceria também reforça a possibilidade de abordar uma variedade de temas sob as diferentes perspectivas regionais, valorizando a diversidade cultural no país.

Saiba mais

O Canal Futura é um canal de TV idealizado pela Fundação Roberto Marinho com a missão de contribuir para a formação educacional da população, desenvolvendo as capacidades básicas da criança, do jovem, do trabalhador e de toda a sua família. Há 15 anos no ar, o Canal Futura se propõe a levar cidadania e conhecimento para todo o Brasil. A história do canal é marcada por um modelo inovador de produção participativa e colaborativa.

Em 2011, dois estudantes de Comunicação Social da Univates foram selecionados para participar da Oficina Geração Futura Universidades Parceiras: Daniela Cristina Mallmann, do Curso de Jornalismo, e Jean Vitor Dettenborn, de Publicidade e Propaganda. Na ocasião, eles permaneceram cerca de duas semanas no Rio de Janeiro participando de várias atividades como workshops de roteiro, fotografia e produção, palestras com diretores de TV, além de vivenciarem o dia a dia do Canal Futura.

Escolha uma formação

Graduação presencial