Editora de Economia de ZH palestra para alunos de Jornalismo

Por Tuane Eggers

Postado em 06/05/2013 09:16:59

A Univates participou nesta segunda-feira, dia 6, pelo quarto ano consecutivo, do encontro de jornalistas do jornal Zero Hora com estudantes universitários de todo o Rio Grande do Sul. Na ocasião, foi realizada a palestra “Jornalismo: traduzir para interessar”, ministrada pela editora executiva de Economia de ZH, jornalista Maria Isabel Hammes.

No início da noite, o coordenador do curso de Comunicação Social, Leonel de Oliveira, deu boas-vindas aos presentes e destacou a experiência da palestrante na área de jornalismo especializado, uma das novas disciplinas do curso de Jornalismo. Em seguida, no início de sua fala, a palestrante Maria Isabel comentou que estes encontros do jornal são uma forma de aproximação com os estudantes, seus possíveis futuros colegas.

A jornalista contou que atua na área de Economia há 25 anos e, quando percebeu que trabalharia mesmo neste campo, resolveu cursar diversas especializações. Maria Isabel disse que a Zero Hora conta, atualmente, com cerca de 230 jornalistas, sendo 25 na área de Economia. “Vocês podem pensar que são muitos, mas sempre falta gente”, afirmou.

Para ela, o jornalismo mudou muito nos últimos anos. “Antes, eu escrevia para o dia seguinte. Agora, eu escrevo para o momento em que o fato está acontecendo”, explicou Maria Isabel, afirmando a importância do aprimoramento na abordagem dos fatos no jornalismo impresso. Segundo ela, a missão do jornal é mais desafiadora agora, pois consiste em mostrar o que está por trás dos acontecimentos.

Maria Isabel também falou sobre a importância da leitura para os bons jornalistas. Além disso, abordou a relevância de se preparar para entrevistas, citando o caso de uma entrevista com a presidente da Petrobras que acabou pautando diversos jornais nacionais e, inclusive, baixando ações da bolsa de valores. Em seguida, ela exibiu um vídeo da rotina do jornal Zero Hora, mostrando como exemplo o caso das fraudes nas licenças ambientais, divulgado na última semana.

Ela ressaltou, ainda, aspectos importantes na realização de um jornalismo interessante, como uma boa agenda, estudos sobre os temas abordados, persistência e bom texto. A atividade foi registrada e transmitida ao vivo por estudantes do curso de Jornalismo da Univates.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação