Mestre em Ensino de Ciências Exatas pela Univates recebe prêmio nacional

Por Divulgação

Postado em 06/05/2013 07:19:38

A mestre diplomada pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas da Univates Teresinha Aparecida Faccio Padilha foi vencedora, com outros quatro candidatos, de um edital nacional da área de aprendizagem matemática. O edital “Capitalização nacional de materiais e projetos pedagógicos para a aprendizagem matemática na educação básica (2013)”, da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, selecionou cinco propostas, uma de cada região brasileira, sendo Teresinha a selecionada pela região sul.

Além disso, seu trabalho intitulado “Aprendizagens matemáticas a partir da construção de fractais” obteve a segunda melhor nota entre todos os participantes do país. O projeto foi desenvolvido, durante sua dissertação de Mestrado na Univates, com uma turma de 7ª série do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Otto Gustavo Daniel Brands, de Venâncio Aires.

Conforme Teresinha, a iniciativa é uma forma de valorizar os diferentes níveis da educação que contribuem na formação inicial de todos os estudantes, constituindo-se na base para a continuidade dos estudos. “O mestrado em Ensino de Ciências da Univates contribuiu significativamente na minha formação profissional, refletindo na minha prática em sala de aula como professora de Matemática na Educação Básica”, ressalta.

Para ela, todo o grupo docente teve relevante participação nesta caminhada, mas dedica um especial agradecimento às professoras Maria Madalena Dullius e Marli Teresinha Quartieri, que orientaram seu projeto e colaboraram no desenvolvimento da prática resultante no prêmio recebido. Como premiação, Teresinha receberá todas as despesas pagas para participar do XI Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), em Curitiba, no mês de julho.

Neste evento, ela apresentará seu trabalho em uma plenária especial. Além disso, o trabalho também será publicado em uma conceituada revista da área. “Poder participar do XI ENEM significa a possibilidade de partilhar uma prática que proporcionou a efetivação de aprendizagens matemáticas de forma diferenciada e prazerosa. Além disso, acredito que o intercâmbio cultural proporcionado pelo evento agrega conhecimentos a todos os participantes, e poder fazer parte deste momento é gratificante tanto pessoal quando profissionalmente”, completa.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação